iconeicone

Roteiros

TURNÊXPEDIÇÃO 22 - P.E. RIO DOCE - 03 e 04/09

TURNÊXPEDIÇÃO 22 - P.E. RIO DOCE - 03 e 04/09 - Foto 1

• INFORMAÇÕES GERAIS: Bernardo do Espinhaço sai mais uma vez em turnê pelo Brasil neste 2022 passando por 10 estados. Conhecido como o cantor das montanhas têm uma carreira sólida e conquista a cada ano novos e mais fãs apaixonados pela sua música e letras que retratam nossa paixão pelas montanhas e travessias. Já se apresentou em eventos da Ecopix em outras oportunidades e neste ano somos parceiros na Turnêxpedição 22 como empresa credenciada. Neste roteiro visitaremos o Parque Estadual do Rio Doce que é primeira unidade de conservação criada no Estado de Minas Gerais e uma das primeiras do país, além de ser considerada a maior área contínua de mata atlântica preservada no Estado, detém rica biodiversidade e árvores centenárias. Os rios Doce e Piracicaba são os principais corpos d’água da região. E o principal bioma é a mata Atlântica, que adentra regiões com florestas altas e estratificadas, sendo possível encontrar o jequitibá, a garapa, o vinhático e a sapucaia. Também abriga espécies raras e ameaçadas de extinção tanto da flora como da fauna.
u


ROTEIRO PARA GRUPO MÁXIMO DE 15 PARTICIPANTES + 02 GUIAS


•INFORMAÇÕES TÉCNICAS - LOCAL: Timóteo/MG AMBIENTE: Mata Atântica • DURAÇÃO: 02 dias e 01 noite • DIFICULDADE: Fácil/Moderado • TOTAL DE CAMINHADA: LIVRE MODALIDADE: Mochila de ataque com pernoite em Camping


uu

• ENCONTRO E VIAGEM PARA O PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE/MG:

SÁBADO – 03/09
04h00 – Encontro com o grupo em local a combinar e embarque em van executiva e saída sem atrasos com destino ao Parque Estadual do Rio Doce/MG, com previsão de chegada às 09h00.
uuuu

Nota: Os horários estão sujeitos à atrasos por questões de trânsito, fatores climáticos, de acesso, segurança ou outros que possam influenciar na viagem.

uuu

• PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO – 03/09

No nosso primeiro dia, o participante após montar acampamento terá atividade livre para usufruir dos inúmeros atrativos do Parque. Antes do fim da tarde iremos nos diregir até o local onde iremos acompanhar a apresentação de Bernardo do Espinhaço.

• Distância percorrida de caminhada: LIVRE.
u

DOMINGO – 04/09

No nosso segundo dia, o participante após desmontar acampamento terá atividade livre na parte da manhã para usufruir dos inúmeros atrativos do Parque..

• Distância percorrida de caminhada: LIVRE.

u
ÁREA DE CAMPING: Estruturada com vestiários, pias, tanques, churrasqueiras, base de energia, bebedouros e duchas.U
u


Atrativos e Atividades oferecidas
u

Auditório Borun do Watu: O auditório Borun do Watu , cujo nome significa “índio do rio Doce”, em dialeto Krenak, é onde são exibidos vídeos sobre a unidade e temas ambientais. Há ainda uma exposição permanente de quadros, informações, fotos e objetos de uso dos índios botocudos, que foram os primeiros habitantes da região e hoje ocupam a margem esquerda do Rio Doce, próximo à cidade de Resplendor.

Estrada Parque e Posto de Fiscalização do Salão Dourado (4h): A estrada possui 22 quilômetros de extensão e começa no posto de fiscalização, conhecido como Salão Dourado, na região noroeste do Parque. Dá acesso aos municípios do lado leste da unidade, como Pingo D’água e Córrego Novo. Cercada por vegetação de mata Atlântica primária, com árvores de grande porte, como as gameleiras e os jequitibás, também permite a visualização constante de animais silvestres.

Centro de Visitantes do Macuco: O Centro foi inaugurado em 2010. Está a 37 km da sede do Parque. É usado para palestras e dinâmicas alusivas ao Parque com o objetivo de integrar a unidade com moradores do Bairro Macuco, localizado a 120 metros de seu limite. Implantou-se a trilha da Lagoa do Juquita de 7 km de extensão e de elevado grau de dificuldade, percorre-se áreas de mata atlântica primária, sendo possível observar espécies da flora de mais de 300 anos e lagos até então de acesso restrito às pesquisas científicas.

Lagoa Dom Helvécio: O parque possui 42 lagos naturais, e o mais famoso, Lago Dom Helvécio também conhecida como lagoa do Bispo, onde são permitidas as atividades turísticas. Possui 7 quilômetros de espelho d’água, com até 40 metros de profundidade, sendo o lago natural mais profundo do Brasil. A pesca esportiva é permitida, apenas para aqueles que possuem carteira de pesca, para o controle de peixes exóticos, com barco a remo ou motor elétrico. O banho também é permitido na área denominada “prainha”. Situa-se a 8 quilômetros da portaria do parque.

Memorial Dom Helvécio (15m): Também conhecido como Capela de Nossa Senhora da Saúde, possui um oratório com uma imagem histórica de Nossa Senhora da Saúde e um altar coberto. Em uma pequena mata, em frente ao altar, ficam os bancos dos fiéis. Localiza-se a 80 metros da portaria do parque. Em todo mês de julho, desde 1993, é realizada uma Romaria Ecológica em comemoração ao aniversário de criação do parque, com o objetivo de resgatar o esforço do Bispo Dom Helvécio e das comunidades do entorno para a criação e proteção do Parque.

Ponte Queimada (5h): Ponte de 800 metros de extensão, construída na década de 1930 sobre o rio Doce. Situada a 45 quilômetros da portaria, sua estrutura ainda é a original, com pilares de concreto, vigamento de ferro, tabuleiro, guia de roda e corpo em madeira. Há duas versões que justificam o nome: na primeira, ela teria sido queimada por índios habitantes do local; na segunda, o incêndio teria sido provocado por soldados que transportavam presos para o município de Caratinga.

Porto do Capim (30m): Destinado ao turismo de observação, está localizado ao final de um dos braços da lagoa Dom Helvécio e tem esse nome devido a um capinzal na parte alta da trilha. Atualmente só é acessado por barco, não sendo permitido o acesso pela estrada. De lá, pode-se observar o orquidário natural, que também é composto por bromélias e outros exemplares da flora da Mata Atlântica.

Centro de visitantes e mirante: Acima do centro de visitantes existe um mirante na forma estilizada de um lagarto. É possível acessá-lo por meio da escadaria, onde existem pontos de iluminação junto ao piso para contemplações noturnas. Situado a 5 quilômetros da portaria, o mirante é dividido em dois níveis: no primeiro, há placas com a representação da rosa dos ventos que dão a direção de alguns municípios. Neste nível, é possível contemplar da paisagem, em 360 graus. O segundo nível está aproximadamente a 13 metros em relação ao nível do solo, de onde é possível avistar a mesma paisagem do primeiro nível, mas com maior amplitude. O centro de visitantes possui uma exposição permanente que retrata de forma interativa sobre a biodiversidade do Parque e sua história. As visitas podem ser realizadas a qualquer hora, inclusive à noite.

Rio Doce: De grande importância histórica e forte apelo turístico, o rio Doce é um dos mais importantes de Minas Gerais. Durante a visita monitorada às suas margens, os instrutores do parque falam sobre poluição, flora, fauna, desmatamento e curiosidades locais. A atividade é apenas contemplativa. Não há condições de navegabilidade e o banho não é permitido. O rio é um limite natural da unidade com outras propriedades privadas.

Trilha do Angico Vermelho (1h): Localizada ao lado da estrada principal, a trilha foi criada com o objetivo de treinar os alunos do Curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Situada a 5 quilômetros da portaria, encontra-se aberta ao público e seu acesso só é permitido com acompanhamento de um dos guarda-parques. Para percorrê-la, é necessário fazer agendamento prévio. Grau de dificuldade: médio.

Trilha do Pescador (1h): Próxima à área de camping, a 5 quilômetros da portaria, tem 500 metros de extensão e corta uma área de vegetação secundária. Possui dez pontos, à margem da Lagoa Dom Helvécio, para a prática da pesca de barranco. A mata é bem fechada em quase todo o percurso, mas não há necessidade de acompanhamento de guarda-parques do parque. Grau de dificuldade: baixo.

Trilha do Vinhático (1h30): Possui 800 metros de extensão e pode ser percorrida a pé. Recebeu seu nome devido a um grande vinhático existente no caminho. No percurso desta trilha, situada a 2 quilômetros da portaria, pode-se ver exemplares da fauna e flora da Mata Atlântica do interior de Minas Gerais, e a regeneração da floresta após o incêndio florestal ocorrido na década de 60 que queimou cerca de 1/3 do Parque Seu acesso só é permitido com acompanhamento de um dos guarda-parques, em grupos de, no máximo, 15 pessoas. A trilha é feita pela manhã e é necessário fazer agendamento prévio. Grau de dificuldade: médio.

Safari Noturno: O Safari Noturno, atração destaque, tem foco na observação do jacaré-de-papo-amarelo, de mamíferos de grande porte e também de onças. Também pode acontecer a observação de aves, o pôr do sol no Mirante e a visita ao viveiro de mudas.


UUUUUUUUUUUUUU

A ECOPIX se reserva o direito de cancelar ou alterar todos os serviços praticados ao ar livre por motivos externos, como fatores climáticos, de acesso ou outros que a equipe julgue poder interferir na segurança do grupo.

U

• RETORNO PARA BELO HORIZONTE:

13h00 – Retorno para Belo Horizonte/MG com previsão de chegada às 18h00.

uuuu

Nota: Os horários estão sujeitos à atrasos por questões de trânsito, fatores climáticos, de acesso, segurança ou outros que possam influenciar na viagem.
u

IMPORTANTE: Leiam com atenção nosso Protocolo de Segurança para retomada das atividades para mitigação da Covid-19 AQUI

UUUUUUU


UUUUUUUUUUUUUUU

• EQUIPAMENTOS E ITENS GERAIS:

O QUE LEVAR
Mochila cargueira (40 a 60 Litros). Barraca, saco de dormir com preferência conforto 0º e isolante térmico.
Obs.: Roupas limpas para o retorno poderão ser deixadas na Van.

PARA CAMINHAR
Camisetas de secagem rápida do tipo Dry-Fit própria para a prática de caminhada; calças de poliamida, tactel ou semelhante; bota amaciada; óculos escuros; chapéu ou boné; lanterna - prefira headlamp (lanterna de cabeça) pela praticidade; Um par de bastões de caminhada para equilíbrio, estabilidade e para reduzir o impacto nas articulações e o sobrepeso dos membros inferiores - uma unidade já ajuda (opcional).

Observações.:
1) Evite roupa de ALGODÃO para caminhar. O algodão retém água e demora secar.
2) Não aconselhável caminhar de bermuda e camiseta de manga curta devido a vegetação alta em alguns pontos.

OUTROS
Capa de chuva; protetor solar corporal e labial; potabilizador de água (Clorin ou Hidroesteril), repelente; kit primeiro socorros e remédios pessoais; material de higiene pessoal; sacolinhas para o seu lixo.

ALIMENTAÇÃO (LANCHES DE TRILHA)
Recipiente suficiente para 1,5L à 2L de água; sanduíche natural; frutas; castanhas e frutas desidratadas; biscoito; barra de cereal; isotônico ou carboidrato em gel.

ALIMENTAÇÃO (REFEIÇÃO PÓS-TRILHA)
O Parque conta com restaurante que serve almoço, lanches, bebidas diversas e porções.


Investimento R$320,00

• INCLUSO NO PACOTE:

• Transfer in-out (Belo Horizonte/MG x Timóteo/MG x Belo Horizonte/MG em van executiva regulamentada;
• 01 (uma) pernoite em Camping;
• Taxas de Entrada no Parque Estadual do Rio Doce;
• Serviço de guia especializado EcoPix Trekking & Hiking, equipado com GPS e rádios comunicadores;
• Sistema de monitoramento via satélite bidirecional - Tecnologia Spot X;
• Kit primeiros socorros e equipamentos de segurança coletivos;
• Seguro pessoal individual Tokyo Marine Seguradora – Turismo Seguro.


Itens não inclusos:
• Todos os itens não relacionados acima.

u
IMPORTANTE: Necessário a compra do Ingresso do Show no seguinte LINK:
https://www.sympla.com.br/bernardo-do-espinhaco-no-pe-do-rio-doce--mg-turnexpedicao-2022__1520339
u

  • Todas as aventuras da EcoPix são monitoradas em tempo real via Satélite – Tecnologia Spot
  • Possuímos Certificação Internacional WFA (Wilderness First Aid) para Primeiros Socorros


FORMAS DE PAGAMENTO:

  • Boleto: para pagamentos via boleto bancário, será emitido o boleto em nome do participante e enviado para o email informado na inscrição, não cobramos taxa para a emissão de boletos e o participante poderá pagar em qualquer agência bancária, loteria e também através de internet banking.
  • Dinheiro: para pagamentos via depósito/transferência bancária utilizar as seguintes contas abaixo:


    BANCO INTER
    AGENCIA: 0001 - CONTA CORRENTE: 5760732-0
    ROGÉRIO ANDRADE DE SOUZA
    CPF: 030.953.756-89

    uu

    CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
    AGÊNCIA: 02427 1288
    CONTA POUPANÇA: 000769802925-6
    ROGÉRIO ANDRADE DE SOUZA
    CPF: 030.953.756-89




    03095375689


    @rogerio.andrade.souza1


    > Consulte opção parcelada em até 4x sem acréscimos com última parcela no dia 30 de Agosto.
    > Após a realização do depósito, entrar em contato através dos nossos canais de atendimento.
    > Formas de pagamento via depósito/transferência bancária ou boleto à vista têm DESCONTO de 10% até dia 30 de Julho.

uu

  • PagSeguro: para os pagamentos via PagSeguro o Cliente poderá efetuar a compra com cartão de crédito parcelando em até 10x ou à vista via cartão de débito ou transferência online. Ao optar pelo pagamento parcelado, será acrescida a taxa de 2,99% para cada parcela. CLIQUE ABAIXO.

uuuu

pagseguro.gif



POLÍTICA DE CANCELAMENTO

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente, de acordo com a deliberação Normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a ECOPIX fará devolução conforme condições abaixo:

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.

REGRAS DO TURISMO ECOLÓGICO

  • Você é responsável pela sua segurança;
  • Só faça aquilo que sua condição física assim permitir;
  • Mantenha-se sempre na trilha e não saia da vista dos seus guias, em caso de necessidade avise;
  • Leve todo seu lixo de volta para a cidade;
  • Não faça fogueiras;
  • Respeite os animais e as plantas;
  • Deixe cada coisa em seu lugar;
  • Seja cortês com os companheiros do grupo, outros visitantes e com os moradores locais.

PARA A SUA SEGURANÇA, LEIA COM ATENÇÃO

Atividades que ocorrem ao ar livre estão sujeitas aos perigos e riscos ambientais naturais, que incluem: animais peçonhentos, terrenos acidentados e escorregadios, queda e rolamento de pedras, variações climáticas bruscas, raios e cabeças ou trombas dágua (chuvas fortes nas cabeceiras com aumento rápido e dramático do volume de água). Ainda que em um Parque Estadual, toda nossa expedição será em área considerada remota, por isso a comunicação e o transporte são difíceis. Buscas, evacuações, socorro ou cuidados médicos imediatos podem demorar muito. As lesões mais comuns em ambientes naturais são: escoriações, entorses, fraturas, hipotermia, hipertermia, hemorragia, desidratação, afogamento, reações alérgicas e lesões causadas por raios. Dependendo do tipo e da gravidade, estas lesões podem levar a traumas permanentes ou à morte. Lembre-se de que, ao praticar quaisquer atividades ao ar livre, Você é inteiramente responsável por seus atos, mesmo dentro dos limites da unidade de conservação e ou liderados pelo seu guia. Toda a orientação necessária para a boa condução da atividade será repassada pelos guias e todos os participantes segurados pela Roca Seguradora.






Em complemento a este roteiro por favor ler o Institucional da nossa Empresa: https://www.ecopixtrekking.com.br/institucional