iconeicone

Roteiros

TRAVESSIA PERSONALIZADA

TRAVESSIA PERSONALIZADA - Foto 1

• INFORMAÇÕES GERAIS: A Serra Fina é uma seção da Serra da Mantiqueira, uma das mais importantes cadeias de montanhas do Brasil. Coincide em grande parte com o Maciço Alcalino de Passa Quatro e situa-se em sua quase totalidade na divisa entre os estados de Minas Gerais (município de Passa Quatro, com uma área muito pequena no município de Itanhandu) e São Paulo (municípios de Lavrinhas e Queluz), mas sua extremidade leste também alcança o estado do Rio de Janeiro (município de Resende). A Serra Fina tem um dos maiores desníveis topográficos do território brasileiro (mais de 2.200 metros do topo da Pedra da Mina à base da serra no lado paulista, no Vale do Paraíba) e a quarta mais alta montanha do Brasil: a Pedra da Mina (2.798 metros). Na extremidade leste da Serra Fina, também se destaca o Pico dos Três Estados (2.665 metros), em cujo topo está o ponto tríplice onde se unem as divisas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.uuu


ROTEIRO PERSONALIZADO PARA GRUPO DE 04 PARTICIPANTES
INFORME NA RESERVA AS DATAS DESEJADAS


•INFORMAÇÕES TÉCNICAS - LOCAL: Serra da Mantiqueira/MG-SP-RJ • AMBIENTE: Montanha • DURAÇÃO: 04 dias e 03 noites • DIFICULDADE: Muito difícil • TOTAL DE CAMINHADA: 30 km • MODALIDADE: Mochila cargueira com pernoite em camping natural


uu

• ENCONTRO E VIAGEM PARA PASSA QUATRO/MG:

20h00 – Encontro com o grupo no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte/MG caso seja a cidade de origem do participante;
20h45 – Embarque em ônibus da Viação Útil com destino à Cruzeiro/SP, com previsão de chegada às 04h30.

Obs.1: A passagem de ida para a cidade de Cruzeiro/SP não faz parte deste pacote.
Obs.2: Participantes de outras cidades poderão encontrar o grupo em Cruzeiro/SP ou Passa Quatro/MG.

Nota: Os horários estão sujeitos à atrasos por questões de trânsito, fatores climáticos, de acesso, segurança ou outros que possam influenciar na viagem.

uuu

• PROGRAMAÇÃO:

DIA 01

Após chegar em Cruzeiro/SP, vamos embarcar em transfer privado até a Toca do Lobo em Passa Quatro/MG onde começa a travessia. Em frente à gruta "Toca do Lobo", poderemos coletar água fresca. Atravessaremos o riacho e pegaremos uma trilha que logo começa a subir. Em pouco tempo já será possível avistar os Picos dos Marins, Itaguaré e o Capim Amarelo, além de outros morros locais como o Peito de Moça. Seguiremos então apenas por cristas. Antes de atingir as encostas do Capim Amarelo existe o último ponto de água. Nosso primeiro pernoite será no cume do Capim Amarelo. O Cume do Capim Amarelo é formidável, com vista de 360°. Dele se pode avistar todo o percurso já feito deste primeiro dia e o fim do mesmo, inclusive a Pedra da Mina.

• Distância percorrida de caminhada: 06 km.


DIA 02

Do Capim Amarelo desceremos em direção a Pedra da Mina, a trilha desce sob árvores e pelo meio de taquarais. Após meia hora de descida chegaremos ao fundo do vale para nova subida. As encostas desse morro são íngremes e o terreno bem rochoso. A trilha vai por cima da crista desse morro passando por seus inúmeros cumes. Deste ponto tem-se uma bela vista do vale o qual terá que se atravessar para chegar à base da Pedra da Mina, além da Cascata vermelha e outros morros da região. Há ponto de água para reabastecimento. Nosso pernoite será no cume da Pedra da Mina ou logo abaixo do mesmo caso a situação de tempo ou lotação nos obrigue. A vista do seu cume é única, proporciona vistas incríveis para o lado do Estado de São Paulo, além do planalto do Itatiaia no Rio de Janeiro, são penhascos e quedas impressionantes. Do seu cume também poderemos ver a vista fantástica do restante do caminho deste segundo dia de Travessia, o Vale do Ruah (o Vale mais alto do Brasil), Cupim de Boi, Cabeça de Touro, entre outros e o destino final deste segundo dia, o Pico dos Três Estados onde será nosso segundo pernoite.

• Distância percorrida de caminhada: 07 km.

uuu

DIA 03

Desceremos pela encosta da pedra da Mina até atingir o Vale do Ruah, ao fim do vale vamos atingir um cânion onde teremos o último ponto de água. A trilha continua por trechos de morros rochosos e de florestas de bambu até o cume do Cupim de Boi, no qual a serra acaba, daqui ficamos de frente ao lindo pico Cabeça de Touro. Mal se começa a descer chega-se a uma clareira onde também é um ponto de acampamento, novamente subimos e por uma íngreme subida com lances de escalaminhada chegamos ao cume do Pico dos Três Estados. Nele se encontra uma armação em ferro em forma de Triângulo, o qual cada uma de suas pontas aponta para um dos estados, já que este é o ponto de divisa entre os estados de Minas Gerais, Rio de janeiro e São Paulo.

• Distância percorrida de caminhada: 07 km.

uu

DIA 04

Neste último dia da Travessia seguiremos em direção ao morro Alto dos Ivos. Continuaremos caminhando pela crista rochosa em constante sobe e desce antes de atingir o referido morro. Do alto dos Ivos vamos descer por aproximadamente por 30 minutos, onde a trilha agora adentra uma floresta até a fazenda Sítio do Pierre. De lá desceremos por uma estrada de terra até chegarmos a BR-354 em Itamonte / MG bem próximo à Garganta do Registro e acesso ao Parque Nacional do Itatiaia. Previsão de chegada da travessia às 14h00.

• Distância percorrida de caminhada: 10 km.

UUUUUUUUUUUUUUU

A ECOPIX se reserva o direito de cancelar ou alterar todos os serviços praticados ao ar livre por motivos externos, como fatores climáticos, de acesso ou outros que a equipe julgue poder interferir na segurança do grupo.

U

• RETORNO PARA BELO HORIZONTE:

14h00 – Após resgate ao fim da travessia, embarque em transfer privado com retorno à Cruzeiro/SP ;
21h00 – Embarque em ônibus da Viação Útil com destino à Belo Horizonte/MG, com previsão de chegada às 05h00 caso seja a cidade de origem do participante.

uu

Obs.1: A passagem de volta para a cidade de Belo Horizonte/MG não faz parte deste pacote.
Obs.2: Participantes de outras cidades seguirão para as suas cidades de origem à partir de Cruzeiro/SP ou Passa Quatro/MG.

Nota: Os horários estão sujeitos à atrasos por questões de trânsito, fatores climáticos, de acesso, segurança ou outros que possam influenciar na viagem.

UUUUUUU


UUUUUUUUUUUUUUU

• EQUIPAMENTOS E ITENS GERAIS:

O QUE LEVAR
Mochila cargueira (40 a 60 Litros). Barraca, saco de dormir com preferência conforto 0º e isolante térmico.
Obs.: Separar roupas limpas para o retorno. As mesmas poderão ser deixadas com nossa equipe de Transfer de Passa Quatro/MG. No resgate as mesmas estarão disponíveis, bem como banho no Hostel Picus.

PARA CAMINHAR
Camisetas de secagem rápida do tipo Dry-Fit própria para a prática de caminhada; calças de poliamida, tactel ou semelhante; bota amaciada; óculos escuros; chapéu ou boné; lanterna - prefira headlamp (lanterna de cabeça) pela praticidade; Um par de bastões de caminhada para equilíbrio, estabilidade e para reduzir o impacto nas articulações e o sobrepeso dos membros inferiores - uma unidade já ajuda (opcional).

Observações.:
1) Evite roupa de ALGODÃO para caminhar. O algodão retém água e demora secar.
2) Não aconselhável caminhar de bermuda e camiseta de manga curta devido a vegetação alta em alguns pontos.

PROTEÇÃO PARA O FRIO
1ª camada: aquela que estará em contato com a pele, tipo uma "segunda pele". A principal função desta camada é transferir a umidade do suor para fora. Alguns materiais ainda possuem características térmicas.

2ª camada: aquele que vem por cima da "segunda pele", e sua função principal é aquecer. O material mais comum dessa camada é o fleece, ou pile.

3ª camada: impermeável e corta-vento (anorak). O material mais conhecido é o Gore-Tex.

Proteção adcional: gorro e luvas; cobertor de emergência - manta em alumínio que mantém o calor corporal em situação de emergência. É encontrado em Lojas de camping e pesca, assim como nas lojas especializadas em equipamentos e vestuário para Trekking.
uu

OUTROS
Capa de chuva; protetor solar corporal e labial; potabilizador de água (Clorin ou Hidroesteril), repelente; kit primeiro socorros e remédios pessoais; material de higiene pessoal; sacolinhas para o seu lixo.

ALIMENTAÇÃO (LANCHES DE TRILHA)
Recipiente suficiente para 1,5L à 2L de água; sanduíche natural; frutas; castanhas e frutas desidratadas; biscoito; barra de cereal; isotônico ou carboidrato em gel.
Importante: A coleta de água na Travessia da Serra Fina é escassa e limitada. É importante e prudente que se carregue na mochila de 4 à 5 litros de água extra.

ALIMENTAÇÃO (JANTAR)
Cada participante deverá providenciar a sua.

Nota.: Fogareiro portátil e kit cozinha serão necessários. O participante que não possuir favor comunicar à nossa equipe.

uu


Investimento R$590,00

• INCLUSO NO PACOTE:

• Transfer (Cruzeiro/SP x Toca do Lobo, Passa Quatro/MG);
• Transfer (Itamonte/MG x Cruzeiro/SP);
• Banho ao fim da Travessia no Hostel Picus;
• Serviço de guia especializado EcoPix Trekking & Hiking, equipados com GPS e rádios comunicadores;
• Sistema de monitoramento via satélite bidirecional - Tecnologia Spot X;
• Kit primeiros socorros e equipamentos de segurança coletivos;
• Brinde personalizado desta experiência;
• Seguro pessoal individual Tokyo Marine Seguradora – Turismo Seguro.


Itens não inclusos:
• Todos os itens não relacionados acima.

  • Todas as aventuras da EcoPix são monitoradas em tempo real via Satélite – Tecnologia Spot
  • Possuímos Certificação Internacional WFA (Wilderness First Aid) para Primeiros Socorros
  • Empresa cadastrada no Cadastur – Ministério do Turismo do Governo Federal e participante do Programa Minas Recebe 2020 – Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais


FORMAS DE PAGAMENTO:

  • Boleto: para pagamentos via boleto bancário, será emitido o boleto em nome do participante e enviado para o email informado na inscrição, não cobramos taxa para a emissão de boletos e o participante poderá pagar em qualquer agência bancária, loteria e também através de internet banking.
  • Dinheiro: para pagamentos via depósito/transferência bancária utilizar as seguintes contas abaixo:


    BANCO INTER
    AGENCIA: 0001 - CONTA CORRENTE: 5760732-0
    ROGÉRIO ANDRADE DE SOUZA
    CPF: 030.953.756-89

    uu

    CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
    AGÊNCIA: 2427 - OPERAÇÃO: 013
    CONTA POUPANÇA: 00111050-0
    ROGÉRIO ANDRADE DE SOUZA
    CPF: 030.953.756-89


    > Consulte opção parcelada em até 4x sem acréscimos.
    > Após a realização do depósito, entrar em contato através dos nossos canais de atendimento.
    > Formas de pagamento via depósito/transferência bancária ou boleto à vista têm DESCONTO de 10%.

uu

  • PagSeguro: para os pagamentos via PagSeguro o cliente poderá efetuar a compra com cartão de crédito parcelando em até 10x ou à vista via cartão de débito ou transferência online. Ao optar pelo pagamento parcelado, será acrescida a taxa de 2,99% para cada parcela. CLIQUE ABAIXO.

uuuu

pagseguro.gif



POLÍTICA DE CANCELAMENTO

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente, de acordo com a deliberação Normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a ECOPIX fará devolução conforme condições abaixo:

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.

REGRAS DO TURISMO ECOLÓGICO

  • Você é responsável pela sua segurança;
  • Só faça aquilo que sua condição física assim permitir;
  • Mantenha-se sempre na trilha e não saia da vista dos seus guias, em caso de necessidade avise;
  • Leve todo seu lixo de volta para a cidade;
  • Não faça fogueiras;
  • Respeite os animais e as plantas;
  • Deixe cada coisa em seu lugar;
  • Seja cortês com os companheiros do grupo, outros visitantes e com os moradores locais.

PARA A SUA SEGURANÇA, LEIA COM ATENÇÃO

Atividades que ocorrem ao ar livre estão sujeitas aos perigos e riscos ambientais naturais, que incluem: animais peçonhentos, terrenos acidentados e escorregadios, queda e rolamento de pedras, variações climáticas bruscas, raios e cabeças ou trombas dágua (chuvas fortes nas cabeceiras com aumento rápido e dramático do volume de água). Ainda que uma área ambiental, toda nossa expedição será em área considerada remota, por isso a comunicação e o transporte são difíceis. Buscas, evacuações, socorro ou cuidados médicos imediatos podem demorar muito. As lesões mais comuns em ambientes naturais são: escoriações, entorses, fraturas, hipotermia, hipertermia, hemorragia, desidratação, afogamento, reações alérgicas e lesões causadas por raios. Dependendo do tipo e da gravidade, estas lesões podem levar a traumas permanentes ou à morte. Lembre-se de que, ao praticar quaisquer atividades ao ar livre, Você é inteiramente responsável por seus atos, mesmo dentro dos limites da unidade de conservação e ou liderados pelo seu guia. Toda a orientação necessária para a boa condução da atividade será repassada pelos guias e todos os participantes segurados pela Tokyo Marine Seguradora.

DSC0606.jpg DSC0601.jpg
DSC0617.jpg DSC0610.jpg
1848983610202994979550861399170010179431 1402170710201860127980281580852887799982