iconeicone

Roteiros

TRAVESSIA PERSONALIZADA

TRAVESSIA PERSONALIZADA - Foto 1

• INFORMAÇÕES GERAIS: A Trilha Verde da Maria Fumaça está localizada na região central do Estado de Minas Gerais, nas bacias dos rios Jequitinhonha, Velhas e São Francisco. O trajeto faz a ligação entre a Serra do Espinhaço a leste e o Sertão Mineiro a oeste, unindo as localidades de Diamantina, Bandeirinha, Barão de Guaicuí, Mendes, Conselheiro Mata, Rodeador e Monjolos. Nessa rota única iremos percorrer um total de 86 quilômetros passando pela antiga estrada de ferro que ainda guarda vertígios em alguns trechos. Hoje restam apenas o traçado da ferrovia e raros dormentes em alguns pontos isolados, os trilhos foram todos retirados ao longo do tempo mas os pontilhões ainda guardam o encanto da ferrovia com destaque ao maior deles no trecho entre Barão de Guaicuí e Mendes, além das velhas estações, é claro. Contemplar a beleza do Espinhaço contornando suas escarpas e visitar as pequenas localidades ao longo do caminho será uma experiência única.
u


ROTEIRO PERSONALIZADO PARA GRUPO DE 05 PARTICIPANTES
INFORME NA RESERVA A DATA DESEJADA - Consulte condições acima de 05 participantes


•INFORMAÇÕES TÉCNICAS - LOCAL: Diamantina/MG • AMBIENTE: Serra do Espinhaço • DURAÇÃO: 05 dias e 04 noites • DIFICULDADE: Moderado à difícil • TOTAL DE CAMINHADA: 86km MODALIDADE: Mochila Cargueira com pernoite em camping selvagem / Pousada rústica


U
HISTÓRIA

O Antigo Ramal Ferroviário Corinto Diamantina foi criado através de Decreto em 1909, inaugurado em 1914 e desativado totalmente em 1973. Durante cerca de 30 anos a “linha do trem” ficou abandonada, e passou a ser aos poucos vendida, alugada, roubada e ocupada ilegalmente. Após os anos 2000 o trajeto passou a ser usado em atividades de lazer e estudo por ciclistas, caminhantes, cavaleiros, professores, estudantes e um novo olhar passou a conviver com as belezas e problemas do caminho. A proposta de se criar a Rota de Ecoturismo da Trilha Verde da Maria Fumaça vem sendo discutida desde 2000, quando uma expedição encabeçada pela ONG Caminhos da Serra percorreu a pé todo o trecho de Diamantina a Corinto. O Projeto trabalhado pelo Circuito dos Diamantes como Indutor do Fluxo Turístico Regional enfoca o trecho de 100 km entre Diamantina e Monjolos, passando pelo município de Gouveia. Por ser um percurso criado para o tráfego ferroviário, a Trilha Verde da Maria Fumaça não possui variações de altitude localizadas ou curvas fechadas, porém no trajeto existe um desnível de mais de 800 metros. As grandes curvas do caminho serpenteiam por entre as escarpas da Serra do Espinhaço e o baixo do Sertão se demonstrando uma Rota diferenciada. Ao longo da Trilha possuem 07 localidades que servem como apoio a quem está percorrendo a Rota. A principal localidade da Trilha da Maria Fumaça é Diamantina, cidade que possui o título de Patrimônio Cultural da Humanidade e capaz de atrair turistas internacionais para a região. Ao redor de cada localidade ao longo da Trilha Verde da Maria Fumaça existe um grande número de atrativos naturais. O destaque fica para os vilarejos de Barão de Guaicuí, com a Cachoeira do Barão e as formações e sítios arqueológicos da Serra do Pasmar e o Vilarejo de Conselheiro Mata, com mais de 10 cachoeiras no seu entorno.


u
• ENCONTRO E VIAGEM PARA DIAMANTINA/MG:

DATA DE VIAGEM A DEFINIR

02h00 – Encontro com o grupo em local a ser agendado e viagem com destino à Diamantina/MG, com previsão de chegada às 06h00.
uuuu

Nota: Os horários estão sujeitos à atrasos por questões de trânsito, fatores climáticos, de acesso, segurança ou outros que possam influenciar na viagem.

uuu

• PROGRAMAÇÃO:

DIA 01

Começaremos nossa caminhada pela Trilha Verde da Maria Fumaça nas proximidades de Diamantina às margens da BR-367 e seguiremos em direção a localidade de Bandeirinhas. Deixando as casas do pequeno povoado para trás, os contornos da Serra do Pasmar começarão a fazer companhia na nossa caminhada até chegarmos à Barão de Guaicuí. No fim desse dia iremos nos banhar na Cachoeira do Barão e pernoitar em pousada rústica para um belo descanço e um jantar mineiro maravilhoso.

• Distância percorrida de caminhada: 21 km.


DIA 02

Nosso destino do segundo dia de trilha será o Povoado de Mendes. Neste dia passaremos por pontilhões pequenos sempre tendo como companhia do nosso lado direito o Rio Pardo que têm em suas margens várias praias ao longo do seu curso d'água. Na metade do caminho chegaremos ao imponente pontilhão grande, o maior de todo o caminho da Trilha Verde. Abaixo dele, poderemos nos banhar nas águas do Rio Pardo antes de concluir nossa caminhada do dia no Povoado de Mendes. Até lá teremos a bela Serra das Agulhas como companhia. Em Mendes vamos acampar em modo natural. Será uma noite incrível com a experiência de acampar em nossas barracas tendo o céu do espinhaço como teto.

• Distância percorrida de caminhada: 13 km.

u
DIA 03

Vamos acordar cedo para seguir caminho até Conselheiro Mata, um dos destinos turísticos mais procurados da região do Espinhaço Meridional com mais de 10 cachoeiras ao seu redor. Saindo de Mendes passaremos por uma plantação de eucaliptos e vamo seguir caminho com a companhia do Ribeirão das Varas onde nas proximidades de Conselheiro Mata iremos conhecer a Cachoeira do Tombador. Em Conselheiro Mata iremos pernoitar em pousada rústica para um belo descanço e um jantar mineiro maravilhoso.

• Distância percorrida de caminhada: 23 km.

u
DIA 04

Vamos acordar cedo para conhecer duas maravilhas de Conselheiro Mata, as Cachoeiras da Fada e Telésforo. Na outra metade do dia caminharemos por um dos trechos mais bonitas da Trilha Verde da Maria Fumaça até a localidade de Rodeador. Na localidade iremos pernoitar em pensão rústica para um belo descanço e um jantar mineiro maravilhoso.

• Distância percorrida de caminhada: 15 km.

u

DIA 05

Chegaremos no último dia da caminhada agradecidos pelo belo caminho percorrido e a experiência singular adquirida nos 5 dias até aqui. Vamos fazer o último trecho nos despedindo dos contornos inigualáveis do Espinhaço Meridional até chegar na localidade de Monjolos.

• Distância percorrida de caminhada: 14 km.

UUUUUUUUUUUUUUU

Reservamos o direito de cancelar ou alterar todos os serviços praticados ao ar livre por motivos externos, como fatores climáticos, de acesso ou outros que a equipe julgue poder interferir na segurança do grupo.

U

• RETORNO PARA BELO HORIZONTE:

14h00 – Almoço de confraternização em Monjolos/MG (não incluído);
16h00 – Retorno para Belo Horizonte/MG com previsão de chegada às 20h00.

uuuu

Nota: Os horários estão sujeitos à atrasos por questões de trânsito, fatores climáticos, de acesso, segurança ou outros que possam influenciar na viagem.

UUUUUUU


UUUUUUUUUUUUUUU

• EQUIPAMENTOS E ITENS GERAIS:

O QUE LEVAR
Mochila Cargueiro (40 a 50 Litros). Barraca, saco de dormir com preferência conforto 10º e isolante térmico.
Obs.: Roupas limpas para o retorno poderão ser deixadas no veículo privado.

PARA CAMINHAR
Camisetas de secagem rápida do tipo Dry-Fit própria para a prática de caminhada; calças de poliamida, tactel ou semelhante; bota amaciada; óculos escuros; chapéu ou boné; lanterna - prefira headlamp (lanterna de cabeça) pela praticidade; Um par de bastões de caminhada para equilíbrio, estabilidade e para reduzir o impacto nas articulações e o sobrepeso dos membros inferiores - uma unidade já ajuda (opcional).

Observações.:
1) Evite roupa de ALGODÃO para caminhar. O algodão retém água e demora secar.
3) Não aconselhável caminhar de bermuda e camiseta de manga curta devido a vegetação alta em alguns pontos.

OUTROS
Capa de chuva; protetor solar corporal e labial; potabilizador de água (Clorin ou Hidroesteril), repelente; kit primeiro socorros e remédios pessoais; material de higiene pessoal; sacolinhas para o seu lixo.

ALIMENTAÇÃO (LANCHES DE TRILHA)
Recipiente suficiente para 1,5L à 2L de água; sanduíche natural; frutas; castanhas e frutas desidratadas; biscoito; barra de cereal; isotônico ou carboidrato em gel.

ALIMENTAÇÃO (JANTAR)

O jantar em todos os pernoites está incluso neste pacote.


Investimento R$680,00

• INCLUSO NO PACOTE:

• Transfer in-out (Belo Horizonte/MG x Diamantina/MG - Monjolos/MG x Belo Horizonte/MG em veículo privado e motorista particular com ar condicionado e água mineral);
• 03 (três) pernoites em pousada / pensão nas localidades de Barão de Guaicuí, Conselheiro Mata e Rodeador;
• 01 (um) pernoite em camping no povoado de Mendes;
• Serviço de guia especializado em trilhas de longo curso, equipado com GPS e rádios comunicadores;
• Sistema de monitoramento via satélite bidirecional - Tecnologia Spot X;
• Kit primeiros socorros e equipamentos de segurança coletivos;
• Brinde personalizado desta experiência;
• Seguro pessoal individual Tokyo Marine Seguradora – Turismo Seguro.


Itens não inclusos:
• Todos os itens não relacionados acima.

  • Aventura monitorada em tempo real via Satélite – Tecnologia Spot
  • Possuímos Certificação Internacional WFA (Wilderness First Aid) para Primeiros Socorros
  • Empresa Cadastrada no Cadastur – Ministério do Turismo do Governo Federal e Participante do Programa Minas Recebe 2020 – Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

* OPÇÃO DE DESLOCAMENTO COM RESPONSABILIDADE DO CLIENTE - MONTAREMOS TODA A LOGÍSTICA NECESSÁRIA *
u

Investimento R$510,00
u
Consulte Condições deixando na mensagem essa opção

u

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • Boleto: para pagamentos via boleto bancário, será emitido o boleto em nome do participante e enviado para o email informado na inscrição, não cobramos taxa para a emissão de boletos e o participante poderá pagar em qualquer agência bancária, loteria e também através de internet banking.
  • Dinheiro: para pagamentos via depósito/transferência bancária utilizar as seguintes contas abaixo:


    BANCO INTER
    AGENCIA: 0001 - CONTA CORRENTE: 5760732-0
    ROGÉRIO ANDRADE DE SOUZA
    CPF: 030.953.756-89
    uu

    CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
    AGÊNCIA: 2427 - OPERAÇÃO: 013
    CONTA POUPANÇA: 00111050-0
    ROGÉRIO ANDRADE DE SOUZA
    CPF: 030.953.756-89


    > Consulte opção parcelada em até 4x sem acréscimos.
    > Após a realização do depósito, entrar em contato através dos nossos canais de atendimento.
    > Formas de pagamento via depósito/transferência bancária ou boleto à vista têm DESCONTO de 10%.

uu

  • PagSeguro: para os pagamentos via PagSeguro o Cliente poderá efetuar a compra com cartão de crédito parcelando em até 10x ou à vista via cartão de débito ou transferência online. Ao optar pelo pagamento parcelado, será acrescida a taxa de 2,99% para cada parcela. CLIQUE ABAIXO.

uuuu

pagseguro.gif



POLÍTICA DE CANCELAMENTO

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente, de acordo com a deliberação Normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, faremos a devolução conforme condições abaixo:

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.

REGRAS DO TURISMO ECOLÓGICO

  • Você é responsável pela sua segurança;
  • Só faça aquilo que sua condição física assim permitir;
  • Mantenha-se sempre na trilha e não saia da vista dos seus guias, em caso de necessidade avise;
  • Leve todo seu lixo de volta para a cidade;
  • Não faça fogueiras;
  • Respeite os animais e as plantas;
  • Deixe cada coisa em seu lugar;
  • Seja cortês com os companheiros do grupo, outros visitantes e com os moradores locais.

PARA A SUA SEGURANÇA, LEIA COM ATENÇÃO

Atividades que ocorrem ao ar livre estão sujeitas aos perigos e riscos ambientais naturais, que incluem: animais peçonhentos, terrenos acidentados e escorregadios, queda e rolamento de pedras, variações climáticas bruscas, raios e cabeças ou trombas dágua (chuvas fortes nas cabeceiras com aumento rápido e dramático do volume de água). Ainda que próximo à áreas urbanas, toda nossa expedição será em área considerada remota, por isso a comunicação e o transporte são difíceis. Buscas, evacuações, socorro ou cuidados médicos imediatos podem demorar muito. As lesões mais comuns em ambientes naturais são: escoriações, entorses, fraturas, hipotermia, hipertermia, hemorragia, desidratação, afogamento, reações alérgicas e lesões causadas por raios. Dependendo do tipo e da gravidade, estas lesões podem levar a traumas permanentes ou à morte. Lembre-se de que, ao praticar quaisquer atividades ao ar livre, Você é inteiramente responsável por seus atos, mesmo dentro dos limites da unidade de conservação e ou liderados pelo seu guia. Toda a orientação necessária para a boa condução da atividade será repassada pelos guias e todos os participantes segurados pela Tokyo Marine Seguradora.







Em complemento a reste roteiro por favor ler o Institucional da nossa Empresa: https://www.ecopixtrekking.com.br/institucional