GOUVEIA x DIAMANTINA - 18 à 21/04 - ESGOTADO
- INFORMAÇÕES GERAIS: No feriado prolongado da Semana Santa e Tiradentes vamos desbravar os encantos do Espinhaço Meridional, uma das partes mais bonitas do Espinhaço Mineiro. Vamos passar por Gouveia, Barão de Guaicuí, Diamantina, Mendanha e Vila do Biribiri. Por tantos caminhos vamos conhecer a Serra do Pasmar, rodeada por grandes serras em meio à campos rupestres de beleza única. Parque Estadual do Biribiri com suas belas cachoeiras e sua famosa e bucólica vila, Gruta do Salitre, um conjunto monumental esculpida em rochas quartzíticas de grande beleza, o histórico Caminhos dos Escravos que liga Diamantina à Mendanha e ainda parte da incrível Trilha Verde da Maria Fumaça. Muita natureza e história vão fazer parte desses quatro dias incríveis que só Minas Gerais consegue proporcionar. A Serra do Espinhaço vai te entregar muito mais que você imagina.
u
- INFORMAÇÕES TÉCNICAS - LOCAL: Diamantina/MG - AMBIENTE: Serra dos Espinhaço - DURAÇÃO: 04 dias e 03 noites - DIFICULDADE: Moderado - TOTAL DE CAMINHADA: 54 km - MODALIDADE: Mochila de ataque com pernoite em pousada
uu
- ENCONTRO E VIAGEM PARA GOUVEIA/MG:
SEXTA-FEIRA - 18/04
02h00 - Encontro com o grupo em local a ser combinado em Belo Horizonte/MG e saída com destino à Gouveia/MG, com previsão de chegada às 06h00.
uuuu
Nota: Os horários estão sujeitos à atrasos por questões de trânsito, fatores climáticos, de acesso, segurança ou outros que possam influenciar na viagem.
uuu
- PROGRAMAÇÃO:
SEXTA-FEIRA - 18/04
Em nosso primeiro dia de vivência no Espinhaço Meridional vamos caminhar de Gouveia até Barão de Guaicuí. Gouveia é tal qual Diamantina, um município beneficiado por estar integralmente localizado em campos e cerradões da Serra do Espinhaço. Por trilhas es estradões de terra chegaremos no distrito de Barão do Guaicuí. Além da Cachoeira do Barão onde vamos terminar nossa trilha, formada pelas águas do Capão, que percorrem trajetos entre pedras com uma queda d'água e duas laterais formando um grande poço, outro atrativo é a estação de Barão de Guaicuí que foi aberta em 1913, com o nome de Baraúna. O nome foi alterado pouco tempo mais tarde para homenagear o empreendedor da navegação no rio das Velhas, Josephino Vieira Machado, Barão de Guaicuhy, antigo político local. Poucos meses depois da estação terminal de Diamantina. A estação mudou de nome para Gouveia, localidade próxima, e voltou a se chamar Baraúna, para depois recuperar o nome de Barão de Guaicuí. Acomodação na Pousada, noite livre e pernoite..
- Distância percorrida de caminhada: 15 km.
U
SÁBADO - 19/04
Após café da manhã nosso destino será Diamantina pelo antigo antigo trecho do ramal ferroviário do trem a vapor de 1914, hoje conhecido como o atrativo turístico Trilha Verde da Maria Fumaça. É um presente cultural para os visitantes que o percorrerem, e outro natural para os observadores da fauna e flora. Em outras palavras, o caminho é um verdadeiro corredor ecológico, cultural e turístico. O bônus no caminho fica por conta da passagem pela Serra do Pasmar e seus imensos campos rupestres. Marco geográfico da serra, esse lugar tem belezas únicas, com um relevo plano no meio e varias montanhas de pedra nas beiradas. Chegada em Diamantina, acomodação na Pousada, noite livre e pernoite.
- Distância percorrida de caminhada: 20 km.
1
DOMINGO - 20/04
Após café da manhã nosso destino será Mendanha pela famosa e histórica Trilha dos Escravos que foi uma das principais vias de ligação entre o Norte de Minas e o Sul da Bahia no século 18. Era a rota dos diamantes do velho Arraial do Tijuco, construída para dar acesso àslavras do distrito minerador de Mendanha. Leva o nome de Caminho dos Escravos por ter sido construída por escravos retratando uma das facetas mais cruéis da história do Brasil. Vamos atravessar uma serra de vegetação nativa, com riachos e cascatas, onde destacam-se quaresmeiras e ipês. Chegada em Mendanha para um delicioso almoço caseiro e antes do fim do dia nossa última parada será a Gruta do Salitre, localizada no distrito de Curralinho. O relevo rochoso em forma de ruínas, cânion, fendas e paredões de até 80 metros de altura tornam a Gruta do Salitre um imponente atrativo. O local guarda um sítio arqueológico e sua beleza já foi cenário para gravação de documentários, filmes e minisséries de televisão. Chegada em Diamantina, acomodação na Pousada, noite live e pernoite.
- Distância percorrida de caminhada: 14 km.
u
SEGUNDA-FEIRA - 21/04
Após café da manhã nosso destino será a Vila do Biribiri que é uma pequena comunidade remanescente do final do século XIX, tempo em que o local era uma grande fábrica da indústria têxtil. Com o fechamento da fábrica, a vila foi abandonada, porém alguns moradores permanceram. Parte da área foi vendida e algumas casas foram adquiridas por moradores que aparecem apenas para os finais de semana. Vivendo diariamente no local há poucas família, o que torna a vila ainda mais bucólica e inusitada. Para aqueles que ainda guardam anergia será possível chegar na vila fazendo uma bela caminhada pelo Parque Estadual do Biribiri passando pelas Cachoeiras da Sentinela e dos Cristais para um gostoso banho de cachoeira para na sequência aproveitar o belo almoço na Vila Do Biribiri.
- Distância percorrida de caminhada: 05 km.
1
UUUUUUUUUUUUUUU
A ECOPIX se reserva o direito de cancelar ou alterar todos os serviços praticados ao ar livre por motivos externos, como fatores climáticos, de acesso ou outros que a equipe julgue poder interferir na segurança do grupo.
U
- RETORNO PARA BELO HORIZONTE:
15h00 - Após Almoço de confraternização em Biribiri, retorno para Belo Horizonte/MG com previsão de chegada até às 21h00.
uuuu
Nota: Os horários estão sujeitos à atrasos por questões de trânsito, fatores climáticos, de acesso, segurança ou outros que possam influenciar na viagem.
UUUUUUUUUUUUUUU
- EQUIPAMENTOS E ITENS GERAIS:
O QUE LEVAR
Mochila de ataque para as caminhadas (10 a 20 Litros é o suficiente).
PARA CAMINHAR
Camisetas de secagem rápida do tipo Dry-Fit própria para a prática de caminhada; calças de poliamida, tactel ou semelhante; bota amaciada; óculos escuros; chapéu ou boné; lanterna - prefira headlamp (lanterna de cabeça) pela praticidade; Um par de bastões de caminhada para equilíbrio, estabilidade e para reduzir o impacto nas articulações e o sobrepeso dos membros inferiores - uma unidade já ajuda (opcional).
Observações.:
1) Evite roupa de ALGODÃO para caminhar. O algodão retém água e demora secar.
2) Não aconselhável caminhar de bermuda e camiseta de manga curta devido a vegetação alta em alguns pontos.
OUTROS
Capa de chuva; protetor solar corporal e labial; potabilizador de água (Clorin ou Hidroesteril), repelente; kit primeiro socorros e remédios pessoais; material de higiene pessoal; sacolinhas para o seu lixo.
ALIMENTAÇÃO (LANCHES DE TRILHA)
Recipiente suficiente para 1,5L à 2L de água; sanduíche natural; frutas; castanhas e frutas desidratadas; biscoito; barra de cereal; isotônico ou carboidrato em gel.
Investimento R$1.320,00
- INCLUSO NO PACOTE:
- Transfer in-out (Belo Horizonte/MG x Gouveia/MG / Diamantina x Belo Horizonte/MG em van executiva regulamentada;
- 01 (uma) pernoite em Pousada de Barão de Guaicuí em quarto duplo e triplos com café da manhã;
- 02 (duas pernoites em Pousada de Diamantina em quarto duplo e triplos com café da manhã;
- Taxa de Entrada na Gruta do Salitre;
- Taxa de Entrada na Vila do Biribiri;
- Serviço Guia Local em Diamantina;
- Serviço de guias especializados EcoPix Trekking & Hiking, equipado com GPS e rádios comunicadores;
- Sistema de monitoramento via satélite bidirecional - Tecnologia Spot X;
- Kit primeiros socorros e equipamentos de segurança coletivos;
- Seguro pessoal individual Roca Seguradora - Turismo Seguro.
Itens não inclusos:
- Todos os itens não relacionados acima.
- Todas as aventuras da EcoPix são monitoradas em tempo real via Satélite -Tecnologia Spot
- Possuímos Certificação Internacional WFA (Wilderness First Aid) para Primeiros Socorros
- Empresa Cadastrada no Cadastur - Ministério do Turismo do Governo Federal
FORMAS DE PAGAMENTO:
- Boleto: O participante poderá pagar em qualquer agência bancária, loteria e também através de internet banking, não cobramos taxa para a emissão de boletos.
- PIX: Utilize a seguinte Chave CPF para pagamento sob o nome de Rogério Andrade de Souza: 03095375689
- Crédito: para os pagamentos via crédito o cliente poderá efetuar a compra parcelando em até 18x. Ao optar pelo pagamento parcelado, será acrescida a taxa de 2,99% para cada parcela. Solicite o Link para pagamento.
> Consulte outras opções de parcelamento sem acréscimos.
> Após a realização do pagamento, entrar em contato através dos nossos canais de atendimento.
POLÍTICA DE CANCELAMENTO
Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente, de acordo com a deliberação Normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a ECOPIX fará devolução conforme condições abaixo:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago antecipadamente;
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago antecipadamente;
- Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago antecipadamente;
- Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.
REGRAS DO TURISMO ECOLÓGICO
- Você é responsável pela sua segurança;
- Só faça aquilo que sua condição física assim permitir;
- Mantenha-se sempre na trilha e não saia da vista dos seus guias, em caso de necessidade avise;
- Leve todo seu lixo de volta para a cidade;
- Não faça fogueiras;
- Respeite os animais e as plantas;
- Deixe cada coisa em seu lugar;
- Seja cortês com os companheiros do grupo, outros visitantes e com os moradores locais.
PARA A SUA SEGURANÇA, LEIA COM ATENÇÃO
Atividades que ocorrem ao ar livre estão sujeitas aos perigos e riscos ambientais naturais, que incluem: animais peçonhentos, terrenos acidentados e escorregadios, queda e rolamento de pedras, variações climáticas bruscas, raios e cabeças ou trombas d'água (chuvas fortes nas cabeceiras com aumento rápido e dramático do volume de água). Ainda que em unidades de preservação, toda nossa expedição será em área considerada remota, por isso a comunicação e o transporte são difíceis. Buscas, evacuações, socorro ou cuidados médicos imediatos podem demorar muito. As lesões mais comuns em ambientes naturais são: escoriações, entorses, fraturas, hipotermia, hipertermia, hemorragia, desidratação, afogamento, reações alérgicas e lesões causadas por raios. Dependendo do tipo e da gravidade, estas lesões podem levar a traumas permanentes ou à morte. Lembre-se de que, ao praticar quaisquer atividades ao ar livre, Você é inteiramente responsável por seus atos, mesmo dentro dos limites da unidade de conservação e ou liderados pelo seu guia. Toda a orientação necessária para a boa condução da atividade será repassada pelos guias e todos os participantes segurados pela Roco Seguradora.
Em complemento a este roteiro por favor ler o Institucional da nossa Empresa: https://www.ecopixtrekking.com.br/institucional