Roteiros

SANTA BÁRBARA x CURIMATAÍ - 14 à 17/02

SANTA BÁRBARA x CURIMATAÍ - 14 à 17/02 - Foto 1
SANTA BÁRBARA x CURIMATAÍ - 14 à 17/02 - Foto 1
SANTA BÁRBARA x CURIMATAÍ - 14 à 17/02 - Foto 2
SANTA BÁRBARA x CURIMATAÍ - 14 à 17/02 - Foto 3
SANTA BÁRBARA x CURIMATAÍ - 14 à 17/02 - Foto 4
SANTA BÁRBARA x CURIMATAÍ - 14 à 17/02 - Foto 5
SANTA BÁRBARA x CURIMATAÍ - 14 à 17/02 - Foto 6
SANTA BÁRBARA x CURIMATAÍ - 14 à 17/02 - Foto 7
SANTA BÁRBARA x CURIMATAÍ - 14 à 17/02 - Foto 8
SANTA BÁRBARA x CURIMATAÍ - 14 à 17/02 - Foto 9
SANTA BÁRBARA x CURIMATAÍ - 14 à 17/02 - Foto 10
SANTA BÁRBARA x CURIMATAÍ - 14 à 17/02 - Foto 11
SANTA BÁRBARA x CURIMATAÍ - 14 à 17/02 - Foto 12

- INFORMAÇÕES GERAIS: Neste Roteiro de Carnaval vamos desbravar a rota Santa Bárbara x Curimataí que passa dentro do Parque Nacional das Sempre Vivas. O parque tem seu nome originado da pequena flor conhecida popularmente como "sempre-viva". A Unidade de Conservação está inserida em uma região de elevada importância histórico-cultural, o que levou a UNESCO a declarar o município de Diamantina, Patrimônio Cultural da Humanidade. A região foi ocupada por milhares de garimpeiros em busca de diamantes. A região tem nos seus limites um quase desconhecido parque nacional que abriga grandes aglomerados rochosos e um complexo mosaico de tipologias vegetais. O Parque das Sempre-Vivas foi criado em dezembro de 2002 e tem áreas com mata densa de fundo de vale, campos rupestres de altitude e uma grande concentração de nascentes, entre elas a do Rio Jequitinhonha. Atualmente o parque ainda está em fase de implantação e permanece fechado à visitação pública, qualquer incursão nesta área dever ser autorizada pela chefia da unidade em Diamantina. Possui 124 mil hectares e está localizado nos municípios de Diamantina, Buenópolis, Bocaiúva e Olhos d'Água. Atualmente os animais estão repovoando o Parque e pelo caminho poderemos observar pegadas de espécies como a onça pintada, anta, tamanduá bandeira, veado, lobo guará. Por todo o Parque também avistaremos espécies da flora típicas da Serra do Espinhaço, como sempre-vivas, orquídeas, cactos, bromélias e vellózeas.
u


- INFORMAÇÕES TÉCNICAS - LOCAL: Parque Nacional das Sempre Vivas/MG - AMBIENTE: Serra do Espinhaço - DURAÇÃO: 04 dias e 03 noites - DIFICULDADE: Difícil - TOTAL DE CAMINHADA: 47 km - MODALIDADE: Mochila Cargueira com pernoite em Camping


- ENCONTRO E VIAGEM PARA SANTA BÁRBARA/MG:

SÁBADO - 14/02

02h00 - Encontro com o grupo em local a ser agendado e viagem com destino à Santa Bárbara/MG, com previsão de chegada às entre 07h00.
uuuu

Nota: Os horários estão sujeitos à atrasos por questões de trânsito, fatores climáticos, de acesso, segurança ou outros que possam influenciar na viagem.
uuuu


- PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO - 14/02

Em nosso primeiro dia de travessia faremos a subida da Serra de Minas pelo caminho conhecido como Trilha do Algodão. Pelo caminho teremos pontos de água, inclusive para banho na Barragem de Santo Antônio. Nosso acampamento será nas proximidades da Barragem Caída, uma espécie de rancho abandonado próximo do Riacho da Areia, também um ótimo ponto para banho. Jantar e Pernoite em barracas.
uu

- Distância percorrida de caminhada: 10 km.

U

DOMINGO - 15/02

Nosso segundo dia será o mais longo. Nosso destino será as proximidades do Rio Preto. A trilha vai margear as veredas do Córrego do Espinho, cruzando trecho de cerrado e campos de altitude até a passagem pelo Córrego Três Paus. Depois da passagem pelo córrego a trilha segue em aclive constante, com trechos moderados e outros suaves, até o ponto culminante da travessia. Do alto, cruzando trechos de cerrado, teremos uma bela visão de uma grande área do planalto de Diamantina, em especial da Serra do Tigre. Cruzaremos o Córrego de Santa Rita e seus afluentes e nosso acampamento será bem na margem.. Jantar e Pernoite em barracas.
uu

- Distância percorrida de caminhada: 20 km.

uu

SEGUNDA-FEIRA - 16/02

Nosso terceiro dia será exclusivamente para ir e voltar até a Cachoeira Santa Rita. Vamos desbravar o seu topo e também o seu poçoque é excelente para banho. Todo o conjunto é muito belo e não à toa, um dos cartões postais da região. Jantar e Pernoite em barracas.
uu

- Distância percorrida de caminhada: 04 km.

u

TERÇA-FEIRA - 17/02

Chegamos ao nosso último dia e nosso destino final, a vilarejo de Curimataí. Teremos um dia com muita subida até acessar uma estradinha precária que leva até o vilarejo. Passaremos por um antigo curral de pedras e o ponto final da travessia já dentro dos limites do Vilarejo será um último banho refrescante na Cachoeira de Curimataí ou também conhecida como Cachoeira das Lavadeiras. Chegada em Curimataí prevista para 13h.
uu

- Distância percorrida de caminhada: 13 km.

UUUUUUUUUUUUUU

Reservamos o direito de cancelar ou alterar todos os serviços praticados ao ar livre por motivos externos, como fatores climáticos, de acesso ou outros que a equipe julgue poder interferir na segurança do grupo.

U

- RETORNO PARA BELO HORIZONTE:

15h00 - Almoço de confraternização;
16h00 - Retorno para Belo Horizonte/MG com previsão de chegada até às 21h00.

uuuu

Nota: Os horários estão sujeitos à atrasos por questões de trânsito, fatores climáticos, de acesso, segurança ou outros que possam influenciar na viagem.

UUUUUUU


UUUUUUUUUUUUUUU

- EQUIPAMENTOS E ITENS GERAIS:

O QUE LEVAR
Mochila cargueira (40 a 60 Litros). Barraca, saco de dormir com preferência conforto 5º e isolante térmico.

PARA CAMINHAR
Camisetas de secagem rápida do tipo Dry-Fit própria para a prática de caminhada; calças de poliamida, tactel ou semelhante; bota amaciada; óculos escuros; chapéu ou boné; lanterna - prefira headlamp (lanterna de cabeça) pela praticidade; Um par de bastões de caminhada para equilíbrio, estabilidade e para reduzir o impacto nas articulações e o sobrepeso dos membros inferiores - uma unidade já ajuda (opcional).

Observações.:
1) Evite roupa de ALGODÃO para caminhar. O algodão retém água e demora secar.
2) Não aconselhável caminhar de bermuda e camiseta de manga curta devido a vegetação alta em alguns pontos.

uu

OUTROS
Capa de chuva; protetor solar corporal e labial; potabilizador de água (Clorin ou Hidroesteril), repelente; kit primeiro socorros e remédios pessoais; material de higiene pessoal; sacolinhas para o seu lixo.

ALIMENTAÇÃO (LANCHES DE TRILHA)
Recipiente suficiente para 1,5L à 2L de água; sanduíche natural; frutas; castanhas e frutas desidratadas; biscoito; barra de cereal; isotônico ou carboidrato em gel.

ALIMENTAÇÃO (JANTAR)
Cada participante deverá ser responsável por preparar a sua janta.


Investimento R$960,00

- INCLUSO NO PACOTE:

- Transfer in-out (Belo Horizonte/MG x Santa Bárbara/MG / Curimataí/MG x Belo Horizonte/MG em van executiva regulamentada;
- Reserva e agendamento prévio para autorização da travessia junto ao Parque Nacional das Sempre Vivas;
- Serviço de guia local credenciado;
- Serviço de guia Ecopix Trekking especializados em trilhas de longo curso, equipado com GPS e rádios comunicadores;
- Almoço de confraternização na chegada da Travessia;
- Sistema de monitoramento via satélite bidirecional - Tecnologia Spot X;
- Kit primeiros socorros e equipamentos de segurança coletivos;
- Seguro pessoal individual Roca Seguradora - Turismo Seguro.


Itens não inclusos:
- Todos os itens não relacionados acima.

  • Aventura monitorada em tempo real via Satélite - Tecnologia Spot
  • Possuímos Certificação Internacional WFA (Wilderness First Aid) para Primeiros Socorros
  • Empresa cadastrada no Cadastur - Ministério do Turismo do Governo Federal
    uu

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • Boleto: O participante poderá pagar em qualquer agência bancária, loteria e também através de internet banking, não cobramos taxa para a emissão de boletos.
  • PIX: Utilize a seguinte Chave CPF para pagamento sob o nome de Rogério Andrade de Souza: 03095375689
  • Crédito: para os pagamentos via crédito o cliente poderá efetuar a compra parcelando em até 18x. Ao optar pelo pagamento parcelado, será acrescida a taxa de 2,99% para cada parcela. Solicite o Link para pagamento.

> Consulte outras opções de parcelamento sem acréscimos.
> Após a realização do pagamento, entrar em contato através dos nossos canais de atendimento.



POLÍTICA DE CANCELAMENTO

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente, de acordo com a deliberação Normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, faremos a devolução conforme condições abaixo:

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.

REGRAS DO TURISMO ECOLÓGICO

  • Você é responsável pela sua segurança;
  • Só faça aquilo que sua condição física assim permitir;
  • Mantenha-se sempre na trilha e não saia da vista dos seus guias, em caso de necessidade avise;
  • Leve todo seu lixo de volta para a cidade;
  • Não faça fogueiras;
  • Respeite os animais e as plantas;
  • Deixe cada coisa em seu lugar;
  • Seja cortês com os companheiros do grupo, outros visitantes e com os moradores locais.

PARA A SUA SEGURANÇA, LEIA COM ATENÇÃO

Atividades que ocorrem ao ar livre estão sujeitas aos perigos e riscos ambientais naturais, que incluem: animais peçonhentos, terrenos acidentados e escorregadios, queda e rolamento de pedras, variações climáticas bruscas, raios e cabeças ou trombas d'água (chuvas fortes nas cabeceiras com aumento rápido e dramático do volume de água). Ainda que um Parque Nacional, toda nossa expedição será em área considerada remota, por isso a comunicação e o transporte são difíceis. Buscas, evacuações, socorro ou cuidados médicos imediatos podem demorar muito. As lesões mais comuns em ambientes naturais são: escoriações, entorses, fraturas, hipotermia, hipertermia, hemorragia, desidratação, afogamento, reações alérgicas e lesões causadas por raios. Dependendo do tipo e da gravidade, estas lesões podem levar a traumas permanentes ou à morte. Lembre-se de que, ao praticar quaisquer atividades ao ar livre, Você é inteiramente responsável por seus atos, mesmo dentro dos limites da unidade de conservação e ou liderados pelo seu guia. Toda a orientação necessária para a boa condução da atividade será repassada pelos guias e todos os participantes segurados pela Roca Seguradora.


Em complemento a este roteiro por favor ler o Institucional da nossa Empresa: https://www.ecopixtrekking.com.br/institucional

Faça sua Reserva
Fale conosco