iconeicone

Roteiros

18 À 24 DE ABRIL 2021

18 À 24 DE ABRIL 2021 - Foto 1

• INFORMAÇÕES GERAIS: A Ilha Grande é a maior ilha do estado do Rio de Janeiro e a quinta maior ilha marítima do Brasil. Possui uma área de 193 km², com relevo acidentado e montanhoso, cujas maiores elevações são o Pico da Pedra D'Água (1.031 metros) e o Pico do Papagaio (982 metros), sendo este o mais famoso, devido a sua forma pitoresca. As costas da ilha são recortadas por inúmeras penínsulas e enseadas (sacos), formando várias praias. A vegetação é exuberante, formada por mata atlântica, mangue e restinga.​ Há na Ilha 4 unidades de conservação ambiental: o Parque Estadual da Ilha Grande, o Parque Estadual Marinho do Aventureiro, A Reserva Biológica Estadual da praia do Sul e a Área de Proteção Ambiental de Tamoios. Todas essas áreas visam a garantir a proteção da flora e fauna da grande reserva de mata atlântica existentes na ilha e da vida marinha em seu entorno. A volta da Ilha Grande é um dos trekkings mais belos de litoral do Brasil, a mistura perfeita entre montanhas e praias.
uu


ROTEIRO PARA GRUPO MINÍMO DE 04 E MÁXIMO DE 08 PARTICIPANTES


•INFORMAÇÕES TÉCNICAS - LOCAL: Ilha Grande/RJ AMBIENTE: Litoral e mata atlântica • DURAÇÃO: 07 dias e 06 noites • DIFICULDADE: Difícil • TOTAL DE CAMINHADA: 74 km MODALIDADE: Mochila cargueira com pernoite em camping com estrutura de sanitário e ducha



• ENCONTRO COM O GRUPO EM ANGRA DOS REIS/RJ:

DOMINGO – 18/04

12h00 – Encontro com o grupo no Cais da Lapa, s/n - Centro - Angra dos Reis/RJ;
13h30 – Embarque em Barca com destino à Vila do Abraão (viagem com duração de 30 minutos à 1h30min;

Obs.1: O deslocamento da cidade de origem do participante até Andra dos Reis/RJ é de responsabilidade do próprio com obrigatoriedade de se estar na cidade no dia 18/04.
Obs.2: O custo do do trajeto Angra dos Reis x Vila de Abraão faz parte deste pacote.

uuuu

Nota: Os horários estão sujeitos à atrasos por questões de trânsito, fatores climáticos, de acesso, segurança ou outros que possam influenciar na viagem.

UUUUUUUU

• PROGRAMAÇÃO:

DOMINGO – 18/04

Chegando na Vila do Abraão iremos nos acomodar em nosso camping e curtir a Vila. O descanso será muito importante para o início da travessia no dia seguinte. A Vila do Abraão, com aproximadamente 3.000 habitantes, é onde se concentra a maior parte da infraestrutura da ilha, como posto de saúde, escola primária, posto dos correios e destacamentos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. A vila conta, também, com ampla oferta de bares, restaurantes e comércio para turistas.


SEGUNDA-FEIRA – 19/04

Nosso primeiro dia de travessia terá como destino a Comunidade da Enseada do Bananal. A trilha vai apresentar aclives e declives constantes passando por praias desertas de rara beleza como a Praia de Japariz e a Praia de Freguesia de Santana e sua igreja centenária, e como destaque a baía do Saco do Céu. O mar é tão calmo como um lago e nas noites de céu estrelado é possível ver as estrelas refletidas na superfície da água, o chamado ‘Balé das Estrelas’ e por isso o seu nome, jantaremos e dormiremos no Saco do Céu. Em Bananal encontraremos bares e restaurantes e iremos acampar em quintal de moradores locais. Noite de descanso e pernoite para repor as energias.

Distância percorrida de caminhada total: 18 km.

u

TERÇA-FEIRA – 20/04

Nosso segundo dia de travessia terá como destino a Vila de Araçatiba. O trajeto deste segundo dia apesar de também apresentar aclives e declives será menos exigente que o primeiro dia. Passaremos por praias desertas e praias com pequenas comunidades e com comércio. Em Araçatiba encontraremos bares e restaurantes. Noite de descanso e pernoite em camping para repor as energias.

Distância percorrida de caminhada total: 16 km.

u

QUARTA-FEIRA – 21/04

Nosso terceiro dia de travessia terá como destino a principal praia e cartão postal da ilha, a Praia do Aventureiro. Lá se encontra o icônico coqueiro que cresceu fazendo um ângulo (quase) reto. Passaremos pela Vila de Provetá no caminho. Será um dia mais tranquilo de caminhada para justamente aproveitar ao máximo a Praia do Aventureiro. Por lá encontraremos bares e restaurantes. Noite de descanso e pernoite em camping para repor as energias.

Distância percorrida de caminhada total: 11 km.

u

QUINTA-FEIRA – 22/04

Nosso quarto dia de travessia nos reserva um dia especial onde passaremos por praias paradisíacas. Entre Aventureiro e Parnaioca está a maior reserva biológica da Ilha Grande, a Reserva Biológica da Praia do Sul. Uma área extremamente protegida, que conserva um bioma muito inóspito e inalterado pela ação do homem. A entrada neste trecho somente é permitida com autorização dos órgãos ambientais. A Ecopix providenciará a devida autorização junto ao INEA para a passagem por este trecho. A Praia do Sul e do Leste formam as maiores extensões de areia branca da Ilha. Em Parnaioca encontraremos bares e restaurantes. Noite de descanso e pernoite em camping para repor as energias.

Distância percorrida de caminhada total: 11 km.

Nota: É possível fazer o trecho entre Aventureiro e Parnaioca de barco. Valores negociados diretamente com os barqueiros.


SEXTA-FEIRA – 23/04

Chegamos no nosso último dia de caminhada e nosso destino será o retorno até a Vila de Abraão. Será um dia pesado. No trajeto passaremos pela Praia de Dois Rios que é famosa por ter abrigado um presídio desde o início do Século XX até 1994, quando foi finalmente desativado e implodido. A penitenciária recebia presos comuns, mas também muitos presos políticos, incluindo o famoso escritor Graciliano Ramos (autor de Memórias do Cárcere). Hoje, o que resta do edifício abriga um museu. Um pouco antes desse prédio principal, há uma segunda unidade menor da prisão (que era dedicada a mulheres), que também abriga um pequeno museu. A praia tem esse nome, pois ela de fato tem um rio em cada canto. Chegaremos em Abraão perto do fim da tarde. Nossa última noite com grande celebração na vila e pernoite.

Distância percorrida de caminhada total: 18 km.

u

SÁBADO – 24/04

Acordaremos cedo para deixar todos os nossos pertences prontos para a viagem de Barca de volta para Angra dos Reis com o sentimento de conquista e satisfação plena por concluir a Volta da Ilha Grande com muita superação e lembranças que ficarão guardadas em nossas mentes por toda a vida.


UUUUUUUUUUUUUUU

A ECOPIX se reserva o direito de cancelar ou alterar todos os serviços praticados ao ar livre por motivos externos, como fatores climáticos, de acesso ou outros que a equipe julgue poder interferir na segurança do grupo.

uuuuuuuu

• RETORNO PARA ANGRA DOS REIS/RJ:

10h00 – Embarque em Barca com destino à Angra dos Reis (viagem com duração de 30 minutos à 1h30min;

Obs.1: O deslocamento de volta para a cidade de origem do participante desde Andra dos Reis/RJ é de responsabilidade do próprio.
Obs.2: O custo do do trajeto Vila de Abraão x Angra dos Reis faz parte deste pacote.

uu

Nota: Os horários estão sujeitos à atrasos por questões de trânsito, fatores climáticos, de acesso, segurança ou outros que possam influenciar na viagem.

UUUUUUUUUUUUUUU


UUUUUUUUUUUUUUU

• EQUIPAMENTOS E ITENS GERAIS:

O QUE LEVAR
Mochila cargueira (40 a 60 Litros) para a caminhada; barraca; saco de dormir com preferência conforto 10º ; isolante térmico.

PARA CAMINHAR

Camisetas de secagem rápida do tipo Dry-Fit própria para a prática de caminhada; calças de poliamida, tactel ou semelhante; bota amaciada; óculos escuros; chapéu ou boné; lanterna - prefira headlamp (lanterna de cabeça) pela praticidade; Um par de bastões de caminhada para equilíbrio, estabilidade e para reduzir o impacto nas articulações e o sobrepeso dos membros inferiores - uma unidade já ajuda (opcional).

Observações.:
1) Evite roupa de ALGODÃO para caminhar. O algodão retém água e demora secar.
2) Não aconselhável caminhar de bermuda e camiseta de manga curta devido a vegetação alta em alguns pontos.

OUTROS
Capa de chuva; protetor solar corporal e labial; potabilizador de água (Clorin ou Hidroesteril), repelente; kit primeiro socorros e remédios pessoais; material de higiene pessoal; sacolinhas para o seu lixo.

ALIMENTAÇÃO (LANCHES DE TRILHA)
Recipiente suficiente para 1,5L à 2L de água; sanduíche natural; frutas; castanhas e frutas desidratadas; biscoito; barra de cereal; isotônico ou carboidrato em gel.

ALIMENTAÇÃO (ALMOÇO E JANTAR)
Em todas as praias onde pernoitaremos é servido almoço e jantar. Quem desejar cozinhar a própria comida levar kit cozinha e fogareiro.
Obs.: Levar dinheiro em espécie, poucos comércios aceita-se cartão.

u


Investimento R$840,00

• INCLUSO NO PACOTE:

• Translado marítimo em Barca Angra dos Reis x Vila de Abraão - Vila de Abraão x Angra dos Reis;
• 06 (seis) Pernoites em camping estruturado com ducha e sanitário ao longo da travessia;
• Serviço de guias especializados EcoPix Trekking & Hiking, equipados com GPS e rádios comunicadores;
• Sistema de monitoramento via satélite bidirecional - Tecnologia Spot X;
• Kit primeiros socorros e equipamentos de segurança coletivos;
• Brinde personalizado desta experiência;
• Seguro pessoal individual Tokyo Marine Seguradora – Turismo Seguro.


Itens não inclusos:
• Todos os itens não relacionados acima.

  • Todas as aventuras da EcoPix são monitoradas em tempo real via Satélite – Tecnologia Spot
  • Possuímos Certificação Internacional WFA (Wilderness First Aid) para Primeiros Socorros
  • Empresa cadastrada no Cadastur – Ministério do Turismo do Governo Federal e participante do Programa Minas Recebe 2020 – Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais


FORMAS DE PAGAMENTO:

  • Boleto: para pagamentos via boleto bancário, será emitido o boleto em nome do participante e enviado para o email informado na inscrição, não cobramos taxa para a emissão de boletos e o participante poderá pagar em qualquer agência bancária, loteria e também através de internet banking.
  • Dinheiro: para pagamentos via depósito/transferência bancária utilizar as seguintes contas abaixo:


    BANCO INTER
    AGENCIA: 0001 - CONTA CORRENTE: 5760732-0
    ROGÉRIO ANDRADE DE SOUZA
    CPF: 030.953.756-89

    uuuu

    CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
    AGÊNCIA: 2427 - OPERAÇÃO: 013
    CONTA POUPANÇA: 00111050-0
    ROGÉRIO ANDRADE DE SOUZA
    CPF: 030.953.756-89


    > Consulte opção parcelada em até 6x sem acréscimos com última parcela no dia 10 de Abril de 2021.
    > Após a realização do depósito, entrar em contato através dos nossos canais de atendimento.
    > Formas de pagamento via depósito/transferência bancária ou boleto à vista têm DESCONTO de 10%.

uuuu

  • PagSeguro: para os pagamentos via PagSeguro o Cliente poderá efetuar a compra com cartão de crédito parcelando em até 10x ou à vista via cartão de débito ou transferência online. Ao optar pelo pagamento parcelado, será acrescida a taxa de 2,99% para cada parcela. CLIQUE ABAIXO.

uuuu

pagseguro.gif



POLÍTICA DE CANCELAMENTO

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente, de acordo com a deliberação Normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a ECOPIX fará devolução conforme condições abaixo:

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.

REGRAS DO TURISMO ECOLÓGICO

  • Você é responsável pela sua segurança;
  • Só faça aquilo que sua condição física assim permitir;
  • Mantenha-se sempre na trilha e não saia da vista dos seus guias, em caso de necessidade avise;
  • Leve todo seu lixo de volta para a cidade;
  • Não faça fogueiras;
  • Respeite os animais e as plantas;
  • Deixe cada coisa em seu lugar;
  • Seja cortês com os companheiros do grupo, outros visitantes e com os moradores locais.

PARA A SUA SEGURANÇA, LEIA COM ATENÇÃO

Atividades que ocorrem ao ar livre estão sujeitas aos perigos e riscos ambientais naturais, que incluem: animais peçonhentos, terrenos acidentados e escorregadios, queda e rolamento de pedras, variações climáticas bruscas, raios e cabeças ou trombas dágua (chuvas fortes nas cabeceiras com aumento rápido e dramático do volume de água). Ainda que uma área de preservação e vila de moradores, toda nossa expedição será em área considerada remota, por isso a comunicação e o transporte são difíceis. Buscas, evacuações, socorro ou cuidados médicos imediatos podem demorar muito. As lesões mais comuns em ambientes naturais são: escoriações, entorses, fraturas, hipotermia, hipertermia, hemorragia, desidratação, afogamento, reações alérgicas e lesões causadas por raios. Dependendo do tipo e da gravidade, estas lesões podem levar a traumas permanentes ou à morte. Lembre-se de que, ao praticar quaisquer atividades ao ar livre, Você é inteiramente responsável por seus atos, mesmo dentro dos limites da unidade de conservação e ou liderados pelo seu guia. Toda a orientação necessária para a boa condução da atividade será repassada pelos guias e todos os participantes segurados pela Tokyo Marine Seguradora.