iconeicone

Roteiros

16 À 27 DE JANEIRO 2021

16 À 27 DE JANEIRO 2021 - Foto 1

• INFORMAÇÕES GERAIS: O Monte Roraima é uma montanha localizada na América do Sul, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Constitui um tepui, um tipo de monte em formato de mesa bastante característico do planalto das Guianas. Delimitado por falésias de cerca de 1.000 metros de altura, seu platô apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés. Seu ponto culminante eleva-se no extremo sul, no estado venezuelano de Bolívar, a 2.810 metros de altitude. O segundo ponto mais alto, com 2.772 metros, localiza-se ao norte do platô, em território guianense, próximo ao marco de fronteira entre os três países. Conhecido pelos ocidentais apenas no século XIX, o monte Roraima foi escalado pela primeira vez em 1884, por uma expedição britânica chefiada por Everard Ferdinand Im Thurn. Entretanto, apesar das diversas expedições posteriores, sua fauna, flora e geologia permanecem largamente desconhecidas. Uma aventura para a vida.UUU


GRUPO MINÍMO DE 04 E MÁXIMO DE 08 PARTICIPANTES


•INFORMAÇÕES TÉCNICAS - LOCAL: Parque Nacional Canaima/VNZ AMBIENTE: Montanha • DURAÇÃO: 12 dias e 11 noites • DIFICULDADE: Difícil • TOTAL DE CAMINHADA: 80 km MODALIDADE: Mochila cargueira com pernoite em camping selvagem



• ENCONTRO E RECEPTIVO EM BOA VISTA/RO:

SÁBADO – 16/01
O participante deverá viajar de seu local de origem para a cidade de Boa Vista/RO nesta data. Check-in e pernoite na pousada/hotel/hostel reservado.

UUUUUUUU

• PROGRAMAÇÃO:

DOMINGO – 17/01

Às 08h00, em transporte privativo seguiremos até a cidade de Pacaraima/RO, útima cidade de Roraima e que faz divisa com a Venezuela por 215 km. Iremos almoçar nesta cidade e imediatamente seguir os trâmites burocráticos obrigatórios junto ao Departamento de Imigração para entrar na Venezuela. Cruzando a fronteira chegaremos à Santa Elena de Uairén após 15 km e faremos check-in na Pousada Valkírias do receptivo local que irá organizar toda nossa logística. Descanso e pernoite.

• A documentação necessária para entrada na Venezuela é Passaporte ou Identidade, devidamente acompanhado do Certificado Internacional de Vacinação emitido pela ANVISA. Importante que a vacinação contra febre-amarela seja anterior há 10 dias antes da viagem.


SEGUNDA-FEIRA – 18/01

Às 08h00, partiremos de Santa Elena de Uairén logo após o café da manhã. Viajaremos por aproximadamente duas horas por asfalto e estrada de terra que nos conduzirá através de rios e savanas até Paray Tepuy de Roraima (aldeia indígena localizada a 1400 metros de altitude). Nestas duas horas poderemos apreciar e fotografar a cadeia Tepui composta do Roraima, Kukenan, Yuruani, Wadaka, Karaurín e Triamen Ilu Tepuy. Na chegada, distribuição e pesagem da bagagem para início do trekking. Tempo de caminhada prevista em 5 horas até o acampamento no Rio Ték. Reconhecimento da área, fotos, descanso, reflexões do ambiente e experiência e informações sobre o próximo dia de trekking. Jantar e pernoite.

Distância percorrida de caminhada total: 12 km.


TERÇA-FEIRA – 19/01

Às 07h00, café da manhã e saída por volta das 08h00 rumo à base da montanha. Caminhada entre 4 e 5 horas. Apesar de o percurso ser menor, o esforço será bem maior devido a ser 70% de subida. Na chegada, tomaremos um banho nas águas frias de "La Neverita", reconhecimento da área para fotos, meditação, e informações sobre o dia seguinte. Jantar e pernoite.

Distância percorrida de caminhada total: 06 km.


QUARTA-FEIRA – 20/01

Às 07h00, café da manhã e saída às 08h00 rumo ao topo. Trilha com duração entre 4 e 5 horas de subida. Este será um dos momentos mais bonitos do trekking, com paradas durante o trajeto para fotos, descanso, contemplação da paisagem, flores como orquídeas de diversas espécies e pequenos pássaros. Passa-se por vários igarapés e sob uma cachoeira. Breve parada para recuperar o fôlego, reunir o grupo na entrada do tepuy, tarde de descanso e pernoite no Hotel Sucre (acampamento) no topo da montanha. Jantar e pernoite.

Distância percorrida de caminhada total: 05 km.


QUINTA-FEIRA – 21/01

Às 07h00, café da manhã e saída às 08h00 onde continuamos nossa jornada caminhando em direção ao nordeste, através do Arabopo, vale ao norte dos cristais, no ponto da tríplice fronteira Brasil, Venezuela e Guiana. Veremos também florestas sheffleras ao longo do caminho, como labirintos de pedras, para alcançar o espetacular Hotel Coati (acampamento), onde vamos passaremos as próximas duas noites já de novo em território do Brasil.

• Distância percorrida de caminhada total: 10 km.


SEXTA-FEIRA – 22/01

Neste dia após o café da manhã caminharemos para o Lago Gladys. Passaremos pelo vale Bonnetias e vamos estar perto da borda para ver o lado brasileiro e uma pequena tepuy chamado Wey Assipu. Atravessamos uma fenda com algum grau de dificuldade, e seremos recompensados com a chegada do famoso arco de Roraima. No fim da tarde voltaremos para o Hotel Coati.

Distância percorrida de caminhada total: 10 km.


SÁBADO – 23/01

Neste dia sairemos do Hotel Coati para o sul do tepui. Chegaremos aos principais hotéis, teremos o nosso almoço e descanso, e em seguida, fazer uma pequena caminhada para os pontos mais próximos para desfrutar da montanha e pernoite.

Distância percorrida de caminhada total: 11 km.


DOMINGO – 24/01

Hora de retornar à civilização. Após o café, levantar acampamento e iniciar a descida por volta das 08h00. Descida prevista em 4 horas até a base, com paradas para descanso e alimentação, em seguida ir para acampamento do rio Tek, com chegada prevista para as 16h00 . Depois de toda a caminhada, este será o acampamento mais agradável, pois acabaram os perrengues com o frio, molhaceiros e o céu estrelado proporcionarão um deslumbramento anoitecer. Aproveitar o restante do dia para descanso, tomar banho e produzir mais fotos. Jantar e pernoite.

Distância percorrida de caminhada total: 14 km.


SEGUNDA-FEIRA – 25/01

Às 07h00, café da manhã e iniciar caminhada rumo à aldeia de Parai Tepuy. Depois de 5 horas de caminhada, inspeção de rotina pela guarda do parque e retorno de Parai Tepuy para San Francisco de Yuruani onde teremos um almoço de confraternização. Após almoço, retorno para Santa Elena de Uairén para pernoite.

Distância percorrida de caminhada total: 12 km.


TERÇA-FEIRA – 26/01

Às 08h00, em transporte privativo seguiremos até a divisa com o Brasil e imediatamente seguir os trâmites burocráticos obrigatórios junto ao Departamento de Imigração para retornar ao Brasil. Cruzando a fronteira chegaremos à Pacaraima/RO e após 215 km chegaremos à Boa Vista/RO. Check-in e pernoite na pousada/hotel/hostel reservado.

QUARTA-FEIRA – 27/01

Dia livre para os participantes.

IMPORTANTE: O participante deve estar atento que no último dia da expedição, 27/01/2021 o mesmo deverá seguir de volta para sua cidade de origem. Porém, o participante se assim optar, também poderá permanecer em Boa Vista/RO.

UUUUUUUUUUUUUUU

A ECOPIX se reserva o direito de cancelar ou alterar todos os serviços praticados ao ar livre por motivos externos, como fatores climáticos, de acesso ou outros que a equipe julgue poder interferir na segurança do grupo.

uuuuuuuu


UUUUUUUUUUUUUUU

• EQUIPAMENTOS E ITENS GERAIS:

O QUE LEVAR
Mochila cargueira (40 a 60 Litros) para a caminhada. Saco de dormir com preferência conforto 0º e isolante térmico.

PARA CAMINHAR

Camiseta de secagem rápida prefira do tipo Dryfit; calças de poliamida, tactel ou semelhante, que são transpiráveis; bota já amaciada e própria para a prática de trekking; óculos para sol; boné, viseira ou chapéu; protetor solar corporal, facial e labial;

Observações.:
1) Evite qualquer roupa de algodão para a caminhada. O algodão retém muita água e demora a secar.
2) Não é aconselhável caminhar de bermuda, pois a vegetação pode machucar as canelas.
3) Levar peças de vestuário o suficiente para todos os dias, porém sem exceder o peso.


PROTEÇÃO PARA O FRIO

1ª camada: aquela que estará em contato com a pele, tipo uma "segunda pele". A principal função desta camada é transferir a umidade do suor para fora. Alguns materiais ainda possuem características térmicas.

2ª camada: aquele que vem por cima da "segunda pele", e sua função principal é aquecer. O material mais comum dessa camada é o fleece, ou pile.

3ª camada: impermeável e corta-vento (anorak). O material mais conhecido é o Gore-Tex.

Proteção Adcional: Gorro e luvas;
uu

OUTROS
Capa de chuva; protetor solar corporal e labial; potabilizador de água (Clorin ou Hidroesteril), repelente; kit primeiro socorros e remédios pessoais; material de higiene pessoal; sacolinhas para o seu lixo.

Nota sobre Porteadores da Expedição

• Aos carregadores para equipamentos coletivos, cabe levar equipamentos coletivos de camping, de cozinha e alimentação. Ao viajante cabe levar a sua mochila e equipamentos pessoais.

• Caso alguém prefira contratar carregador pessoal para levar sua mochila, o valor é cotado na moeda local venezuelana e muda com freqüência. Atualmente equivale a aproximadamente R$ 50,00 por dia (valores praticados ao longo do ano de 2020). Este valor poderá sofrer alteração até o dia da expedição, convêm consultar a taxa cambial alguns dias antes da viagem.

• Cada carregador pessoal leva até 15 kg, além dos seus próprios pertences pessoais, naturalmente.

• A contratação do carregador pessoal não faz parte do pacote, é uma opção particular de cada participante, que deverá ser acertada diretamente entre as partes. O guia da expedição se encarrega apenas de orientar sobre os procedimentos regulares.

• A bagagem extra, que não será utilizada durante a expedição, recomendamos deixar no guarda-volumes da Pousada em que que ficaremos hospedados em Santa Elena.

Nota sobre a barraca compartilhada

• A acomodação de camping é de 02 pessoas por barraca; no caso do cliente desejar barraca individual, deverá adicionar valor extra ao pacote – consulte valor; ou poderá trazer a própria barraca, e a mesma poderá ser carregada pela nossa equipe de apoio, sem custo adicional.


ALIMENTAÇÃO (CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO, LANCHE DE TRILHA E JANTAR):

Toda a alimentação referente ao café da manhã, almoço, lanche de trilha e jantar durante toda a expedição está incluído no pacote. O cardápio é variado dia a dia. Com o grupo formado restrições alimentares e participantes vegetarianos ou veganos terão um cardápio diferente.

UUU

ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR (LANCHES DE TRILHA)
Recipiente suficiente para 1,5L à 2L de água; sanduíche natural; frutas; castanhas e frutas desidratadas; biscoito; barra de cereal; isotônico ou carboidrato em gel.


Investimento R$2.400,00

• INCLUSO NO PACOTE:

• Transporte terrestre ida e volta Boa Vista x Santa Elena de Uairen em transfer executivo;
• Transporte terrestre ida e volta Santa Elena de Uairen x Parai Tepuy em transfer 4x4;
• Taxas de entrada no Parque Nacional Canaima (Venezuela);
• Equipamentos de camping completo: barracas, lonas, fogareiro, material de cozinha;
• Refeições completas: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar durante toda a expedição;
• Guias nativos e credenciados do parque Nacional Canaima, legalmente habilitados pelo Ministério do Turismo e Departamento Estadual de Turismo do Estado Bolívar;
• Equipe de carregadores para equipamentos coletivos;
• Reserva do período da viagem junto ao Parque Nacional Canaima e comunidade indígena Parai Tepuy;
• Equipamentos de comunicação de emergência completo por rádio, satélite e celular satelital;
• Serviço de guia de apoio especializado em caminhadas de longo curso da EcoPix Trekking & Hiking equipado com GPS e rádios Comunicadores;
• Sistema de monitoramento via satélite bidirecional - Tecnologia Spot X;
• Kit primeiros socorros e equipamentos de segurança coletivos;
• Brinde personalizado desta experiência;

Itens não inclusos:

• Passagem aérea até Boa Vista;
• Hospedagem em Boa Vista e em Santa Elena de Uairén;
• Carregador pessoal;
• Seguro pessoal com validade Internacional;
• Demais transfers, itens e passeios não relacionados acima.

uuu

Importante: Recomendamos a contratação de um Seguro Pessoal de validade Internacional para esta atividade.

uu

  • Todas as aventuras da EcoPix são monitoradas em tempo real via Satélite – Tecnologia Spot
  • Possuímos Certificação Internacional WFA (Wilderness First Aid) para Primeiros Socorros
  • Empresa cadastrada no Cadastur – Ministério do Turismo do Governo Federal e participante do Programa Minas Recebe 2020 – Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais


FORMAS DE PAGAMENTO:

  • Boleto: para pagamentos via boleto bancário, será emitido o boleto em nome do participante e enviado para o email informado na inscrição, não cobramos taxa para a emissão de boletos e o participante poderá pagar em qualquer agência bancária, loteria e também através de internet banking.
  • Dinheiro: para pagamentos via depósito/transferência bancária utilizar as seguintes contas abaixo:


    BANCO INTER
    AGENCIA: 0001 - CONTA CORRENTE: 5760732-0
    ROGÉRIO ANDRADE DE SOUZA
    CPF: 030.953.756-89

    uuuu

    CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
    AGÊNCIA: 2427 - OPERAÇÃO: 013
    CONTA POUPANÇA: 00111050-0
    ROGÉRIO ANDRADE DE SOUZA
    CPF: 030.953.756-89


    > Consulte opção parcelada em até 8x sem acréscimos com última parcela no dia 15 de Janeiro de 2021.
    > Após a realização do depósito, entrar em contato através dos nossos canais de atendimento.
    > Formas de pagamento via depósito/transferência bancária ou boleto à vista têm DESCONTO de 10%.

uuuu

  • PagSeguro: para os pagamentos via PagSeguro o cliente poderá efetuar a compra com cartão de crédito parcelando em até 18x ou à vista via cartão de débito ou transferência online. Ao optar pelo pagamento parcelado, será acrescida a taxa de 2,99% para cada parcela. CLIQUE ABAIXO.

uuuu

pagseguro.gif



POLÍTICA DE CANCELAMENTO

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente, de acordo com a deliberação Normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a ECOPIX fará devolução conforme condições abaixo:

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago antecipadamente;
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.

REGRAS DO TURISMO ECOLÓGICO

  • Você é responsável pela sua segurança;
  • Só faça aquilo que sua condição física assim permitir;
  • Mantenha-se sempre na trilha e não saia da vista dos seus guias, em caso de necessidade avise;
  • Leve todo seu lixo de volta para a cidade;
  • Não faça fogueiras;
  • Respeite os animais e as plantas;
  • Deixe cada coisa em seu lugar;
  • Seja cortês com os companheiros do grupo, outros visitantes e com os moradores locais.

PARA A SUA SEGURANÇA, LEIA COM ATENÇÃO

Atividades que ocorrem ao ar livre estão sujeitas aos perigos e riscos ambientais naturais, que incluem: animais peçonhentos, terrenos acidentados e escorregadios, queda e rolamento de pedras, variações climáticas bruscas, raios e cabeças ou trombas dágua (chuvas fortes nas cabeceiras com aumento rápido e dramático do volume de água). Ainda que um Parque Nacional, toda nossa expedição será em área considerada remota, por isso a comunicação e o transporte são difíceis. Buscas, evacuações, socorro ou cuidados médicos imediatos podem demorar muito. As lesões mais comuns em ambientes naturais são: escoriações, entorses, fraturas, hipotermia, hipertermia, hemorragia, desidratação, afogamento, reações alérgicas e lesões causadas por raios. Dependendo do tipo e da gravidade, estas lesões podem levar a traumas permanentes ou à morte. Lembre-se de que, ao praticar quaisquer atividades ao ar livre, Você é inteiramente responsável por seus atos, mesmo dentro dos limites da unidade de conservação e ou liderados pelo seu guia. Toda a orientação necessária para a boa condução da Atividade será repassada pelos guias.

DSC2165.jpg DSC1996.jpg
DSC1932.jpg DSC1702.jpg
DSC1862.jpg DSC1621.jpg


Fotos deste Roteiro por Rafael Batista Pereira