?
Alto Contraste
(31) 99597-7864
Fale conosco
Blog
21
Jun
2020
Protocolos de Segurança para retomada das atividades

Protocolos de Segurança para retomada das atividades

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA PARA RETOMADA DA PRÁTICA DO TREKKING E HIKING

u
DOCUMENTO ECOPIX Nº EP-01/2020_Rev.00 – 21/06/2020

u

1. INTRODUÇÃO

O mundo vive uma grave crise sanitária devido à pandemia pelo coranavírus (Covid-19) e a grande maioria do segmento de entretenimento foi atingida com suas atividades obrigatoriamente sendo paralisadas, o turismo em especial. Tudo indica que a retomada das atividades acontecerá sem um cenário ideal de disponibilização de uma medicação definitiva e vacinas que ainda estão em fases de testes. Portanto, devemos nos preparar para conviver com a doença por um tempo, ainda incerto, no que se denomina de “novo normal”. As medidas de flexibilização já estão em andamento por todo o mundo. Alguns países em situação mais avançadas, e o Brasil começa agora, apesar do índice de contaminação e infelizmente de óbitos ainda estar muito alto. O Brasil é um país de extensão continental e as medidas de flexibilização deverão ser tomadas de acordo com as características e dados de cada região. Alguns estados e municípios já estão adotando medidas para retomada gradual de diversos serviços e a prática do montanhismo está entre elas.

u

Desta maneira, perguntas sobre quando, onde e como praticar o montanhismo nesse tempo de crise do coronavírus se tornam cada vez mais frequentes. Embora exista ansiedade em retomar as atividades de montanhismo, com o quadro de incerteza da pandemia, a retomada deve ser realizada em momento oportuno e de forma lenta e gradual, possibilitando um melhor monitoramento dos indicadores e os ajustes necessários nas medidas de prevenção. Uma retomada precipitada e com planejamento inadequado das atividades de montanhismo e da visitação de áreas naturais poderá levar a um retrocesso nas medidas de flexibilização, agravamento dos quadros e aumento de mortes. Portanto, devemos praticar um dos valores mais fundamentais do montanhismo, a responsabilidade - você é o maior responsável pela sua segurança e também colabora decisivamente para a segurança de outras pessoas, principalmente daquelas em situações mais vulneráveis, como idosos, pessoas com comorbidades, populações rurais e profissionais da área de saúde.
u

Com a divulgação das propostas governamentais de flexibilização e a iminente reabertura das unidades de conservação no território brasileiro, em destaque as administradas pelo ICMBIO (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade), a Ecopix Trekking & Hiking com base em estudos e pesquisas epidemiológicas em sites dedicados, ANVISA e ainda em documento elaborado pela FEMERJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro), apresenta neste documento recomendações e protocolos que serão adotados para a retomada da prática de atividades de trekking e hiking durante a crise do coronavírus, visando a mitigação dos contágios nessa fase de transição para o “novo normal”.

u

Estamos com as atividades suspensas desde o dia 14 de Março de 2020 onde desde então consideramos que os indicadores da pandemia estavam e continuam elevados, entendendo assim que nesse cenário, manter-se em distanciamento social deve ser a primeira opção a ser considerada. Entretanto, estamos nos preparando para a retomada das nossas atividades em áreas naturais, e sendo assim seguem os seguintes pontos em caráter individual que cada pessoa deve ter em mente antes de decidir praticar o trekking ou hiking:

u

a) Avalie sua condição de saúde. Se tem ou suspeita ter sinais e sintoma(s) de COVID-19, procure orientação médica ou sanitária e evite contato com outras pessoas por pelo menos 14 dias.

b) Verifique como está o estágio de contaminação da pandemia na sua cidade, através dos indicadores de saúde e siga as recomendações das organizações sanitárias. Lembrando que as recomendações da Ecopix Trekking & Hiking não sobrepõe as orientações dos órgãos de saúde e sanitários.

c) Esteja ciente das medidas de flexibilização vigentes e seus limites;

d) Observe as recomendações abaixo para práticas de atividades de montanhismo durante a crise da COVID-19.

u

Lembre-se, você é o principal responsável pela sua segurança. Todos devem fazer a sua parte para se proteger, colaborar com a saúde pública e impedir a propagação do vírus.

u

2. RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA ATIVIDADES JUNTO À ECOPIX

u

2.1. Grupo reduzido de participantes. O distanciamento social é uma das principais formas de se evitar o contágio, proteger os mais vulneráveis e reduzir o impacto sobre o sistema de saúde. Desta forma iremos reduzir o número de participantes em nossos eventos. Com um número menor poderemos realizar as atividades com os participantes podendo manter uma distância segura um com os outros, evitando também aglomerações no encontro. Em todas as nossas atividades por tempo indeterminado o número máximo de participantes será de 12 pessoas contando com os guias.

2.2. Medidas de prevenção. Seguiremos e respeitaremos o estabelecido pelas autoridades sanitárias competentes onde atuaremos com nossas atividades, no local e ao longo do trajeto até ele.

2.3. Reforce os hábitos de higiene. A higienização das mãos com frequência durante a atividade e deslocamento até o local deverá ser obrigatória, a Ecopix Trekking & Hiking disponibilizará álcool gel 70%. Evite de todas as formas levar as mãos ao rosto.

2.4. Uso de Máscara. O uso de máscara é obrigatório desde o momento da apresentação para a viagem e no decorrer da atividade. Usando máscara você se protege e protege o seu amigo. O uso da máscara é um ato de respeito e amor ao próximo.

2.5. Somente pratique se estiver saudável. Se apresentar sinal ou sintoma que possa ser COVID-19, procure orientação médica ou sanitária e mantenha-se em quarentena por, pelo menos, 14 dias. O mesmo deve ser aplicado em caso de contato com pessoas com suspeita de contaminação. Não se apresente para a atividade sob esse quadro. No caso de agravamento do quadro, procure informações sanitárias e/ou orientações médicas.

2.6. Respeito aos fechamentos. Apenas acessaremos locais abertos e sem restrição de acesso.

2.7. Evitaremos aglomerações. Evitaremos nesta retomada unidades de conservação e trilhas onde a procura pelas mesmas seja grande para evitar aglomerações. Em caso de chegada ao local e se observar o grande número de pessoas elaboraremos um plano alternativo dentro do possível ou voltaremos para a atividade em outro momento ou dia.

2.8. Previna o contágio:

a) Cumprimente os participantes com uma distância segura e evite abraços e apertos de mãos. Na impossibilidade de se evitar o uso das mãos em casos onde se vê a necessidade de ajuda para transpor trechos específicos da trilha, higienize as mesmas na sequência. O uso de luvas é recomendado nesses casos. As tenha como um item de segurança dentre os seus equipamentos.

b) Durante a trilha mantenha uma distância mínima de pelo menos 2 metros de outro participante. Aproveite o momento consigo mesmo.

c) Use sempre máscara e, uma vez colocada, evite levar as mãos ao rosto e à máscara. Procure trocar a máscara a cada 2 horas ou quando a mesma estiver umedecida, dispensando-a em saco plástico fechado específico.

d) Evite compartilhar equipamentos e materiais.

e) Não compartilhe água e comida.

2.9. Evite se tornar um vetor da doença para áreas rurais. Muitos de nós podemos estar transmitindo o vírus sem nenhum sinal ou sintoma. Muitos locais de início de trilhas são em comunidades pequenas e rurais com acesso limitado a serviços médicos. Evitaremos o contato com essa população neste primeiro momento de retomada, ou seja, evitaremos ao máximo qualquer interação com os moradores. Importante que cada um traga de volta todo o seu lixo, não o descartando nessas comunidades.

2.10. Transporte privado. Realizaremos nosso deslocamento por meio de Van Executiva com capacidade reduzida e com a distância de um banco livre por pessoa. O prestador terá a obrigação de disponibilizar álcool gel 70% e se apresentar com a Van devidamente higienizada e limpa além de usar máscara durante todo o trajeto. Cada um será responsável pelo acondicionamento da sua bagagem e pertences no bagageiro.

O ar condicionado deverá ser desligado ou não poderá ser em sistema de recirculação. Os mesmos assentos utilizados na ida deverão ser os mesmos da volta e durante a caminhada o motorista deverá fazer nova desinfecção da van.

Ao adentrar na van o caminhante deverá tirar o tênis ou bota, coloca-lo em saco plástico e calçar um chinelo. Na saída deverá fazer o inverso de modo que não entre na van com o mesmo calçado que estava na rua ou usou na caminhada;

2.11. Reforçaremos a prática de mínimo impacto. Traga todo seu lixo de volta, considere que ele pode estar contaminado. Redobre os cuidados com as práticas sanitárias, pois suas excreções podem possuir alto grau de contaminação. Utilize saco plástico ou recipiente descartável separado para o seu papel e outros produtos higiênicos. Descarte em sua casa ou locais com coleta adequada - não jogue em caçambas, lixo de rua ou de áreas rurais.

2.12. Aumente a prudência. Montanhismo é uma atividade que pressupõe risco que podem levar à necessidade de resgate e atendimentos médicos. Lembre-se que esse é um dos piores momentos para estar em um hospital e gerar deslocamento de equipe que esteja em atendimento ao tratamento da COVID-19 nos centros médicos.

Atente-se:

a) Seja conservador nas suas escolhas, redobre a atenção e reduza o nível de exposição ao risco, obedeçam às recomendações e avisos do seu guia. Neste momento não existe democracia na montanha. O que seu guia decidir está decidido mesmo que você não concorde. Toda escolha ou decisão do guia será motivada pelo bem coletivo.

b) Em caso de acidente seguiremos as recomendações de primeiros socorros, o que inclui neste momento o uso específico de equipamentos de proteção individual para prevenir o contágio do coronavírus.

c) Neste momento os riscos incluem questões mais amplas do que os nossos objetivos pessoais e projetos na montanha. Se não se sentir em condições físicas e emocionais para a prática do trekking e hiking agora, deixe para um momento mais apropriado.

u

3. RECOMENDAÇÕES E PROTOCOLOCOS A SEREM UTILIZADOS:

u

3.1. Consulta prévia. Consultaremos sobre o estado de saúde de todos participantes e restringiremos a participação apenas àqueles que não mostraram sinais ou sintomas da COVID-19 nos últimos 14 dias, nem tiveram contato com pessoas com esses sinais e sintomas ou que tenham testado positivo. Seja responsável e consciente com suas respostas sobre seu estado de saúde.

3.2. Alimentação. Cada pessoa deverá levar sua própria alimentação e hidratação.

3.3. Álcool gel. Disponibilizaremos álcool gel 70% mas lembramos que levar o seu próprio em quantidade suficiente para higienizar as mãos sistematicamente durante a atividade é muito importante e recomendável, e tenha ele sempre a mão (no bolso ou pendurado na mochila).

3.4. Kit Pessoal. Cada participante deve levar seu próprio kit de primeiro socorros e um kit de equipamentos de proteção individual à COVID-19 que contenha:

a) Máscaras em quantidade suficiente, levando em consideração a duração da atividade e a transpiração de cada um, bem como embalagem/recipiente para guardar máscaras utilizadas. Pense a troca de máscara a cada duas horas de atividade no mínimo.

b) Álcool gel 70% em quantidade suficiente para higienizar as mãos, ou use água e sabão longe de fontes de água.

c) Lenços umedecidos para limpar as mãos antes de higienizar com álcool gel 70% também são recomendáveis.

3.5. Equipamento. Use equipamentos que não tiveram exposição a um possível contágio no mínimo nas últimas 72 horas (roupas, calçados, mochilas).

3.6. No encontro. Marcaremos pontos de encontro em locais amplos e arejados. Caso a residência do participante se encontrar próximo da rota de destino poderemos embarcar o mesmo no melhor local possível. Antes e durante a viagem, ao manipular equipamentos e outros materiais, higienize as mãos com álcool gel 70% e evite o intercâmbio de material. No encontro e durante o trajeto, utilize a máscara.

3.7. Parada para café e almoço/lanche. Nesta retomada não vamos parar para tomar o tradicional café da manhã e nem faremos as paradas pós-trilha para lanche reforçado ou almoço. Se prepare em casa para tomar o café da manhã antes do encontro e um lanche reforçado para o pós-trilha.

3.8. Durante a atividade:

a) Caminhe fazendo uso da máscara e trocando-a a cada 2 horas ou quando umedecer.

b) Caminhe procurando manter um distanciamento de 4 a 5 metros, e considere 2 metros como referência para o distanciamento mínimo.

c) A comunicação deve ser feita respeitando o distanciamento e o uso de máscara.

d) Caso seja necessário ajudar outras pessoas na transposição de obstáculos use luva ou na falta da mesma higienize as mãos imediatamente após a ajuda.

e) Realizaremos as paradas de descanso em lugares amplos, de preferência arejados, mantendo a distância recomendada.

f) Procure não tocar, apoiar ou sentar em estruturas, como bancos, mesas, placas, degraus, guarda-corpo, corrimão, e outros facilitadores, etc.

g) Evite fotos em grupos para evitar a proximidade e contato com outros.

h) Nos cumes e pontos de parada, lembre-se de manter a distância recomendada.

i) Durante toda a atividade, considere que está com as mãos contaminadas, evite de todas as formas levar as mãos ao rosto.

3.9. No retorno para casa:

a) Evite o contato físico, despedindo-se de longe.

b) Evitaremos confraternização em bares, praças ou outros locais que promovam aglomerações.

c) Guarde os equipamentos dentro de um recipiente ou plástico, procurando evitar o contato com o veículo e outros materiais.

d) Uma vez em casa, siga as recomendações para higienizar e desinfetar roupas. Lave imediatamente as roupas utilizadas na atividade.

e) Deixe os equipamentos fora de casa ou em lugar isolado de forma separada, permitindo arejar, em quarentena de no mínimo 72h, antes de voltar a usar.

f) Se optar por desinfetar o material, observe as recomendações do fabricante na limpeza e desinfecção. Atenção: Muitos desinfetantes podem provocar danos nos equipamentos de segurança. Diversos fabricantes disponibilizam informações sobre desinfecção nos seus websites.

g) Deixe seu calçado fora de casa ou em local reservado em quarentena de no mínimo 72h. Se for higienizar o calçado faça do lado de fora da casa ou em local reservado, com solução de 50 ml água sanitária a 2%-2,5% diluída em 1 litro de água ou outro produto recomendado pelo fabricante.

u

4. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

Para a elaboração do presente documento foram consultados diversas fontes, entre: documentos, artigos, webinars e websites. Essas fontes estão relacionadas abaixo.

  • Documento FEMERJ: Nº STM-2020/04 da Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro – FEMERJ de 08 de Junho de 2020

http://www.femerj.org/wp-content/uploads/femerj-stm-2020-04-0.pdf

  • ANVISA. Orientações gerais – Máscaras faciais de uso não profissional.

http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/NT+M%C3%A1scaras.pdf/bf430184-8550-42cb-a975-1d5e1c5a10f7

  • Instituto de Pesquisa de Inteligência Esportiva - UFPR. Recomendações e Orientações Gerais para o Esporte Brasileiro frente à COVID-19.

http://www.inteligenciaesportiva.ufpr.br/site/wp-content/uploads/2020/05/Recomendac%CC%A7o%CC%83es-final.pdf

  • Macedo, Jorge. Solução caseira para eliminar o corona vírus da sua casa.

http://cfq.org.br/wp-content/uploads/2020/03/Review_a%CC%81gua_sanita%CC%81ria-versa%CC%83o-23_03_-2020-versa%CC%83o_3.pdf

  • Ministério da Saúde: página do corona vírus.

https://covid.saude.gov.br/

  • TelesaúdeRS - UFRS. Qual a diferença de distanciamento social, isolamento e quarentena?

https://www.ufrgs.br/telessauders/posts_coronavirus/qual-a-diferenca-de-distanciamento-social-isolamento-e-quarentena/

  • UIAA: Recomendações para a prática de esportes de montanha (27/05/2020).

https://www.theuiaa.org/uiaa/covid-19-recommendations-for-mountain-sports-endorsed-by-the-uiaa/

u

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este Documento se encontra em constante mudança e vai se adequar a revisões de acordo com a influência do COVID-19 em nossas vidas e atividades ao ar livre e sempre buscando praticar as atividades com responsabilidade e segurança. Sua contribuição para enriquecer esse documento é muito importante para somar às medidas, orientações e protocolos aqui já apresentados. Se tiver sugestões, por favor, entre em contato.

Este Documento não é válido para retomada imediata das nossas atividades, ainda estamos com as atividades suspensas, mas já nos preparando para a retomada no momento que julgarmos prudente. Estamos preparando nosso retorno para Agosto de 2020 conforme o panorama da pandemia.

Este Documento é de caráter orientativo, sempre em mudança e não sobrepõe às orientações dos órgãos de saúde e sanitários oficiais e competentes.

u

Belo Horizonte, Minas Gerais – 21 de Junho de 2020.

A Ecopix possui o Selo Turismo Responsável Limpo e Seguro que garante a prestação de serviços adequado às normas e regras da ANVISA de acordo com as diretrizes internacionais.

Roger Pixixo
Fale conosco