?
Alto Contraste
(31) 99597-7864
Fale conosco
Blog
31
Ago
2021
1º FESTIVAL MÚSICA & TRILHA ECOPIX 2021

1º FESTIVAL MÚSICA & TRILHA ECOPIX 2021

PRIMEIRO FESTIVAL MÚSICA & TRILHA ECOPIX 2021

Música e trilha têm tudo a ver não é mesmo? Quem não gosta de um lual por exemplo à luz das estrelas no camping com os amigos? Foi pensando nesse princípio que a Ecopix está organizando o Primeiro Festival Música & Trilha, de forma tímida e limitada, afinal, ainda estamos vivendo com o advento da Pandemia em nossas vidas, portanto ainda devemos nos cercar de todos os cuidados possíveis. O festival também têm como objetivo promover a interação dos montanhistas, a música autoral mineira e nossas montanhas e caminhos.

Para essa primeira edição contaremos com um público limitado de 40 pessoas seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19 e o local escolhido foi o Parque Estadual do Itacolomi, localizado em Ouro Preto, Minas Gerais. No festival de dois dias teremos trilhas e uma apresentação exclusiva ao por do sol do Bernardo do Espinhaço.
u

Biografia do Bernardo do Espinhaço

Nascido num alto de serra entre as águas mansas da Cordilheira do Espinhaço, Bernardo assina o nome das montanhas que permeiam suas canções. Paisagens de pedras, flores, rios e os povos isolados do sertão ocupam a linguagem do músico também apelidado de "cantor dos montanhistas" ou "músico dos mochileiros".

Bernardo é um homem interessado pelas lonjuras, desde novo se dedica a caminhos e travessias, redescobrindo cenários raros. De lá ele traz a poesia, o violão, o piano, a viola caipira, o acordeão e a flauta transversal. Mas sua linguagem musical converge pra contemporaneidade, e o músico soma sem temor programações eletrônicas, guitarras e toda parafernália capaz de distorcer e modificar o som, tornando-lhe visceral e próprio.

Seus dois primeiros trabalhos, “O Alumbramento de um Guará Negro numa Noite Escura” e "Manhã Sã", lançados em 2014 e 2015 respectivamente, estiveram presentes em diversas listas de melhores discos do ano, entre elas as do portal G1, Embrulhador, Jardim Elétrico entre outros, e resenhas de sites como Scream & Yell, Rockinpress e a Revista Vermelho.

Entre 2003 e 2013 foi o criador e principal compositor do Músicas do Espinhaço. Banda que lançou três discos e teve o maior número de apoiadores e recurso recolhido através de um projeto de música na história do crownfunding em Minas Gerais. Bernardo é parceiro de artistas como o fundador e letrista do Clube da Esquina, Márcio Borges, seu irmão Lô Borges e o cantautor cearense Joaquim Izidro. Está também muito relacionado às causas ambientais, participando ativamente de diversos movimentos pela criação de parques e projetos de sustentabilidade nas montanhas brasileiras.

Nesse 2021 Bernardo está na Turnê Nos Mirantes do Sul que já passou pelos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e agora chega para apresentação em Minas Gerais.

u

Escute a playlist da turnê:

Spotify:
https://open.spotify.com/playlist/0SyQS3a9Mz9PtUXTwvoa70?si=978aab4e0f32405f

Deezer:
https://www.deezer.com/br/playlist/9309059982

Trilhas

O Parque possui uma área de 7.543 hectares de matas onde predominam as quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos. Nas partes mais elevadas, aparecem os campos de altitude com afloramentos rochosos, onde se destacam as gramíneas e canelas de emas. Em dois dias de trilha iremos fazer a caminhada até o cume do Pico do Itacolomi. Com 1.772 metros de altitude, era ponto de referência para os antigos viajantes da Estrada Real que o chamava de “Farol dos Bandeirantes”. A palavra Itacolomi vem da língua tupi e significa “pedra menina”. Os índios viam o pico como o “filhote” da montanha ou “pedra mãe”. A segunda trilha do Evento será a Trilha da Capela para a visita ao complexo de quedas e Cachoeira do Icó.
u

Descrição do Evento completo:
https://www.ecopixtrekking.com.br/roteiros/1-festival-musica-e-trilha-ecopix-23-e-24-10/110
u

Os ingressos limitados estão sendo vendidos pela plataforma do Sympla no seguinte link:
https://www.sympla.com.br/bernardo-do-espinhaco-no-parque-estadual-do-itacolomi--mg-turne-mirantes-do-sul__1328488
u

Para o ano de 2022 o plano é a expansão do Festival com a possibilidade de abranger mais público.

Roger Pixixo
Fale conosco