?
Alto Contraste
(31) 99597-7864
Fale conosco
Blog
25
Out
2021
1º FESTIVAL MÚSICA & TRILHA ECOPIX 2021 - PEITACOLOMI

1º FESTIVAL MÚSICA & TRILHA ECOPIX 2021 - PEITACOLOMI

Música e trilha têm tudo a ver não é mesmo? Quem não gosta de um lual por exemplo à luz das estrelas no camping com os amigos? Foi pensando nesse princípio que a Ecopix promoveu nos últimos dias 23 e 24 de Outubro no Parque Estadual do Itacolomi em Ouro Preto o 1º Festival Música & Trilha Ecopix 2021. Além das Trilhas para a Cachoeira do Icó e Pico do Itacolomi tivemos uma apresentação maravilhosa do Bernardo do Espinhaço. O festival também teve como objetivo promover a interação dos montanhistas, a música autoral mineira e nossas montanhas e caminhos.

A semana começou com a incerteza do tempo. A chuva castigou os mineiros durante toda a semana e dúvidas pairavem sobre a realização do festival e sobretudo manter a característica do formato dos shows do Bernardo na Turnê Mirantes do Sul, apresentações ao ar livre ao pôr do sol. Mas os deuses da natureza sorriram e o tempo incrivelmente melhorou contra todos os prognósticos.

A primeira atividade do Festival foi a trilha para a Cachoeira do Icó, um dos novos atrativos do Parque logo pela manhã de sábado. O sol proporcionou uma grande curtição nas águas geladas da Cachoeira. Depois da breve caminhada era hora de se preparar para a apresentação do Bernardo.

A princípio a apresentação seria na Capelinha do Parque Estadual do Itacolomi próximo ao centro dos visitantes o que fazia com que Bernardo estivesse um tanto quanto desconfortável, afinal estávamos no Espinhaço e o visual seria essencial. Ele chegou ao Parque um dia antes para tentar achar um outro local. Em conversa com Carlos, um dos colaboradores do Parque e mostrando fotos dos últimos shows, Carlos disse que tinha um local ideal para o show, e este seria no Mirante do Morro do Cachorro que para a surpresa do Bernardo se mostrou um dos lugares de visual mais impressionante do Parque, eu mesmo também não conhecia. Com a ajuda do Carlos e também da Maria Lúcia, uma das gestoras do Parque toda a logística necessária para a mudança do local foram feitas, inclusive com a disponibilidade de veículos 4x4 do Parque para levar os convidados pelos 4 km que separam o Centro de Visitantes ao Morro do Cachorro que encantou à todos.


Bernardo visitou vários momentos da sua carreira numa apresentação muito tocante e sensível tendo como pontos altos as músicas Bora Lá e Pajé cantadas juntos com o público presente encerrando os shows da Turnê Mirantes do Sul de forma emocionante. O sol ia se pondo e a confraternização dos presentes já começou por ali mesmo com uma energia incrível de leveza e ternura. A noite foi regada com muito vinho, risadas e muita empatia e que será lembrada por muito tempo para aqueles que ali estiveram.

O Domingo amanheceu com um tempo tímido e fechado mas que não desanimou a turma para a caminhada até o Pico do Itacolomi. Com 1.772 metros de altitude, era ponto de referência para os antigos viajantes da Estrada Real que o chamava de “Farol dos Bandeirantes”. A palavra Itacolomi vem da língua tupi e significa “pedra menina”. Os índios viam o pico como o “filhote” da montanha ou “pedra mãe”


A Ecopix agradece muito ao amigo Bernardo do Espinhaço pela disponibilidade e amizade fraternal por mais uma vez acreditar e contribuir com mais um dos nossos eventos e ao Parque Estadual do Itacolomi na pessoa de Maria Lúcia, gestora, por abrir as portas do Parque para a Ecopix e por dar todo apoio necessário para a realização desse evento tal como o Carlos, colaborador e guarda-parque por ajudar ao Bernardo na locação da apresentação. Gratidão eterna!

Em 2022 têm mais Festival Música & Trilha Ecopix e acreditamos que será melhor Ainda!!!

Roger Pixixo
Fale conosco